Valorizar abre candidaturas ao SIALM – Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas

O Mais Centro abriu a 15 de Fevereiro, no âmbito do SIALM – Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas, um concurso para apoiar projetos de desenvolvimento de microempresas, localizadas em territórios com problemas de interioridade, que envolvam a realização de investimento e a criação de postos de trabalho.

Este Sistema de Incentivos, criado pela Portaria n.º 68/2013, de 15 de Fevereiro, enquadra-se no Programa Valorizar, estabelecido pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 7/2013, de 6 de dezembro de 2012 e visa apoiar as microempresas situadas em territórios de baixa densidade com problemas de interioridade, que aqui têm uma nova oportunidade de apoio a fundo perdido para a realização dos seus projetos de investimento e para a criação líquida de postos de trabalho nesses territórios.

O SIALM tem uma dotação global de 7,5 milhões de euros para a Região Centro e pretende contribuir para a criação ou fixação de emprego em locais com forte propensão para a desertificação, bem como combater o desemprego, especialmente o juvenil, intensificando significativamente os apoios dirigidos à contratação de jovens entre os 18 e os 30 anos, desempregados ou à procura do primeiro emprego.

A apresentação de candidaturas inicia-se a 18 de Fevereiro e processa-se em contínuo até 9 de Dezembro de 2013, através de formulário eletrónico (formulário de candidatura e documentos considerados necessários) disponível na página Internet dos incentivos QREN: http://www.pofc.qren.pt/formularios/formularios-candidatura/formularios-candidatura-abertos.

As empresas que tenham projetos aprovados no âmbito do SIALM podem ainda aceder a uma linha de crédito INVESTE QREN, junto dos bancos aderentes para financiar a parte do seu investimento não comparticipada pelo SIALM.

Para informações adicionais e eventuais esclarecimentos poderão aceder a www.maiscentro.qren.pt ou contactar através do número 239 400 100.

Documentos associados:

pdf17 Folheto de apresentação do SIALM

pdf17 Portaria n.º 68/2013, de 15 de Fevereiro

pdf17 Resolução do Conselho de Ministros n.º 7/2013 de 6 de Dezembro de 2012

pdf17 Aviso de Abertura de Concurso

pdf17 Mapa das Áreas Territoriais com Problemas de Interioridade

pdf17 Lista de Concelhos e Freguesias Abrangidos pelo SIALM

pdf17 Guia de Apoio ao Preenchimento do Formulário de Candidatura