Vice-presidente da APA visita obra na avenida central de Arganil

Visita De Pimenta Machado A Obra Da Galeria Hidraulica Arganil
Vice-Presidente da APA, Pimenta Machado (ao centro), acompanhou os trabalhos em andamento na galeria hidráulica de Arganil

O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado, acompanhou de perto as obras de recuperação da galeria hidráulica da ribeira de Amandos, que decorrem na avenida central da vila de Arganil.

Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, conduziu Pimenta Machado pelos trabalhos em curso e colocou-o ocorrente dos progressos da intervenção, dando a conhecer os detalhes técnicos e os ajustes que foram necessários realizar de modo a não comprometer a boa execução da obra.

Destinada a repor as condições de segurança em toda a extensão da avenida, a intervenção tem conclusão prevista para o final do mês de julho. No que respeita à componente subterrânea, está concluída, até ao momento, 87% da reparação da galeria hidráulica, o que corresponde a 510 metros de extensão, de um total de 585 metros.

“Um dos aspetos que faz com que o decurso da obra não seja tão linear quanto aquilo que se consegue planificar está relacionado com a circunstância de se tratar de uma galeria hidráulica, em que o caudal da água sofre grandes variações e limita os trabalhos previstos”, explicou Luís Paulo Costa.

A obra envolve um investimento global de 1,4 milhões de euros, sendo que 730 mil euros são financiados pelo React-EU FEDER; 330 mil euros pelo Centro 2020 FEDER e 409 mil euros são suportados diretamente pelo Município de Arganil.

Neste processo de obter os recursos financeiros necessários à realização da obra, o Município contou com a diligência e apoio da Agência Portuguesa do Ambiente, em particular do seu vice-presidente. “Quando surgiu uma oportunidade para resolver o problema na nossa avenida, teve a preocupação de a sinalizar de imediato e de ajudar a encontrar uma solução”, reconheceu o presidente da Câmara, evidenciando a deslocação de Pimenta Machado a Arganil e a forma atenta e preocupada com que tem acompanhado a obra.

Os trabalhos na avenida central da vila de Arganil, entre o parque infantil e a rotundo Dr. Homero Pimentel, consideram, além da reparação dos problemas estruturais e reconstrução da galeria subterrânea, a reabilitação do espaço público.