Vice-presidente do Turismo de Portugal visita intervenção no largo do Piódão

  • Visita Dr. Carlos Abade Julho 2022 27
  • Visita Dr. Carlos Abade Julho 2022 17
  • Visita Dr. Carlos Abade Julho 2022 24
  • Visita Dr. Carlos Abade Julho 2022 23
  • Visita Dr. Carlos Abade Julho 2022 31
  • Visita Dr. Carlos Abade Julho 2022 12
  • Visita Dr. Carlos Abade Julho 2022 (13)
  • Visita Dr. Carlos Abade Julho 2022 (15)
  • Visita Dr. Carlos Abade Julho 2022 (44)

Acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Arganil, o vice-presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, visitou a intervenção de reabilitação que está a ser concluída no Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, na aldeia do Piódão.

A obra propôs-se a transformar “a porta de entrada” e “sala de visitas” desta Aldeia História de Portugal, onde prevalece o xisto, num espaço mais ordenado, confortável e seguro, facilitando a mobilidade de quem reside e visita esta que é uma das aldeias mais característica e procurada do país.

A intervenção envolveu um investimento na ordem dos 930 mil euros, em que se encontram considerados 120 mil euros referentes à promoção da aldeia no âmbito do 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias. Da verba global, 400 mil euros provêm da candidatura da candidatura à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, aprovada pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar.

“Estamos a concluir uma intervenção que vem trazer uma outra abordagem ao espaço público do Piódão, permitindo retirar os carros do largo e oferecê-lo exclusivamente às pessoas, para que possam vivenciar realmente o Piódão com toda a comunidade”, salientou o presidente da autarquia, Luís Paulo Costa, destacando a importância da colaboração do Turismo de Portugal.

“Sem esta parceria, sem este input, dificilmente se teria tomado a iniciativa de avançar, já que o esforço financeiro do município vai para além daquilo que era a nossa expectativa e previsão inicial”, apontou.

De regresso ao Piódão depois de vários anos, o vice-presidente do Turismo de Portugal revelou-se particularmente satisfeito com o que encontrou num sítio que descreve como sendo “mágico” e que muito representa para a região e para o país. “É um postal do país e representa muito do que se tem feito ao longo dos anos ao nível do setor do turismo”, referiu Carlos Abade.

“Este é um tipo de investimento que permite não só preservar mas também melhorar e tornar mais sustentável este tipo de ativo”, acrescentou o responsável, destacando “a dinâmica, a força e a vontade” do município de Arganil em trabalhar para transformar o turismo num “motor de desenvolvimento económico e social do concelho e da região”.

Tomando o exemplo do presidente da Câmara Municipal de Arganil, o vice-presidente do Turismo de Portugal destacou o trabalho realizado pelos autarcas do Interior na dinamização da oferta turística, empenhando-se diariamente na construção de soluções. “Agradecendo a si agradeço também a todos os autarcas da região por aquilo que têm feito para que a região centro possa ser o que é hoje, e que é também um motor de desenvolvimento do país”.

O responsável teve, ainda, a oportunidade de visitar a Casa da Cultura de Arganil, onde se encontram instalados os Núcleos Museológicos de Etnografia e Arqueologia, inaugurados em 2020.