XX Feira do Livro de Arganil – momentos

• XX Feira do Livro de Arganil

• Alteração ao projeto de Requalificação do Espaço Público de Arganil apresentada na Câmara Municipal

• XX Feira do Livro de Arganil

A Câmara Municipal de Arganil através da Biblioteca Municipal Miguel Torga organizou a XX Feira do Livro de Arganil que decorreu de 3 a 6 de Abril. Com um programa muito rico e diversificado pensado para todos os grupos etários desde as crianças aos idosos, a Feira atraiu muitos visitantes.

Instalada no novo espaço multiusos da Cerâmica Arganilense a Feira teve a colaboração de 3 livreiros: Sílvio Passos, Júlio Pereira e a Argomagazine desta vila, que representavam muitas editoras e que expuseram ali milhares de livros. Para além destes milhares de livros, estiveram à responsabilidade da Autarquia / Biblioteca Municipal 2554 livros enviados pelas distribuidoras: Leya, Porto Editora, Dinalivro, Gato na Lua, José de Almeida Gomes. Através destas distribuidoras os visitantes puderam comprar livros das grandes e pequenas editoras portuguesas a preços muito baixos. Livros de qualidade, muito baratos que quem foi à feira aproveitou.

O programa de animação da Feira foi cumprido na íntegra proporcionando momentos muito agradáveis a quem a eles assistiu.

Integrada na Semana da Leitura que o Agrupamento de Escolas de Arganil organizou, a Feira contou com a presença de vários escritores que se encontraram com crianças, jovens e adultos.

As escritoras Manuela Ribeiro e Palmira Martins, a contadora de histórias Dolores Tavares, animaram as sessões para as crianças do 1º ciclo que de todas as escolas do concelho visitaram a feira. Também as crianças do Pré-escolar e as que frequentam a Casa da Criança vieram à Feira e participaram em atividades de animação da leitura com as técnicas de animação das Bibliotecas Públicas do concelho de Arganil.

Com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pereira Alves assistimos na tarde do primeiro dia da feira à conferencia proferida pelo Prof. Sousa Lara “A GLOBALIZAÇÃO, O SÉCULO XXI E O FUTURO DA CRISE”, que contou também com a colaboração do nosso conterrâneo Dr. José Antunes fernandes, natural deste concelho e co-autor no livro “Caos urbano” também ali apresentado. Uma intervenção muito interessante que a capacidade intelectual do conferencista conseguiu adaptar ao público presente, jovens que frequentam o 9º ano, transformando um tema que poderia ser considerado pesado em momentos muito interessantes, que os jovens seguiram com muita atenção.

À noite o lançamento do livro de Francisco Ceia, “JOGO DE JANELAS” apresentado pela Bibliotecária Margarida Fróis, animou o serão. Francisco Ceia actor e músico trouxe para além do livro, a sua viola e assim esteve também presente a música.

O segundo dia foi dedicado ao Programa SOBE, uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e Direcção- geral de Saúde com o Agrupamento de Escolas de Arganil, que tem por objetivo chamar a atenção para os problemas da saúde oral. O Dr. Mário Rui Araújo oriundo deste concelho e o ilustrador Nuno Bettencourt, animaram durante o dia várias sessões para crianças. À noite a sessão foi para os pais e público em geral. A mesa constituída pela Senhora Vereadora da Cultura, Dr. Avelino Pedroso, Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte 1 , Professora Maria da Graça Lopes que representava o Agrupamento de Escolas de Arganil, a Coordenadora Interconcelhia das BE Ana Cabral e o membro e gestor de projeto da Equipa de Saúde Oral da DGS Dr. Mário Rui Araújo. Participaram nesta sessão a Enf. Rosa Afonso. e a Prof. Bibliotecária Maria João Cavaleiro, que apresentaram o trabalho já realizado nas Bibliotecas Escolares. A Bibliotecária Municipal Margarida Fróis falou do trabalho que a Biblioteca Municipal vai iniciar nas Bibliotecas Escolares durante o 3º período e que dará continuidade ao já iniciado.

O dia 5 foi dedicado aos jovens dos 2º e 3º Ciclo e Secundário. José Fanha e Nygel Filho animaram várias sessões de leitura que alunos e professores muito apreciaram. Á tarde a mesa redonda sobre a “LEITURA AO LONGO DA VIDA: CAMINHOS A PERCORRER” contou com a presença de vários professores que vieram ouvir José Fanha e a Dra. Leonarda Tavares nomes sobejamente conhecidos no mundo literário. A mesa foi moderada pela Coordenadora Interconcelhia para as Bibliotecas Escolares, Ana Cabral. Um momento muito bom no programa da Feira do Livro.

À noite assistimos à apresentação do livro “POESIA DE JOSÉ FANHA” feita pelo Prof. Nuno Teixeira. De novo um momento cultural de muita qualidade.

No último dia a referência para uma ilustre desconhecida arganilense Irene Vasconcelos numa comunicação brilhante da Doutora Isabel Baltazar “LEMBRAR IRENE VASCONCELOS”

Encerrou a XX Feira do Livro de Arganil um magnífico concerto de piano pelo pianista Arganilense Miguel Neves acompanhado com a leitura de um poema de Florbela Espanca feita pelo Eng. Eduardo Gonçalves. A Senhora Vereadora da Cultura, Paula Dinis que esteve presente em todos os momentos culturais ao longo dos vários dias, encerrou a Feira agradecendo a presença de todos os que nela participaram e referindo o facto de este ano ela se ter realizado no novo espaço cultural de Arganil.