XX Feira do Livro de Arganil

A Câmara Municipal de Arganil através da Biblioteca Municipal vai realizar de 3 a 6 de Abril, no espaço multiusos da Cerâmica Arganilense, a XX Feira do Livro de Arganil.

Estarão presentes várias editoras, distribuidoras, livreiros e a papelaria Argomagazine de Arganil, que vão trazer à feira uma grande diversidade de livros a preços convidativos.

A fim de tornar a feira mais apelativa foi organizado um programa de atividades que contou com a colaboração de várias entidades como a Rede de Bibliotecas Escolares; o Plano Nacional de Leitura e a Direção- geral de Saúde. A Feira é também uma parceria com o Agrupamento de Escolas integrando-se na Semana da Leitura em Arganil.

As crianças e jovens que frequentam os vários níveis de ensino nas Escolas do Agrupamento encontram na Feira grande diversidade de atividades adaptadas ao seu nível etário e escolar, bem como o público adulto que encontrará no programa da feira muitos eventos interessantes.

O programa contará com a presença das escritoras Manuela Ribeiro e Palmira Martins, dos escritores José Fanha e Nygel Filho que desenvolverão atividades de animação da leitura para as crianças e jovens, assim como o ilustrador Nuno Bettencourt. Contamos ainda com a contadora de histórias Dolores Tavares e as técnicas de animação da leitura da Biblioteca: Rita Cunha, Vânia Silva e Lisa Simões.

Para o público em geral a Feira oferece um programa rico e diversificado. Assim, no primeiro dia da Feira pelas 16h00 poderão assistir à apresentação do livro “Caos urbano” que tem como coordenador o Prof. António de Sousa Lara e que conta com a colaboração do Dr. José Antunes Fernandes natural deste concelho. Segue-se a conferência “A globalização, o século XXI e o futuro da crise” – proferida também pelo Sr. Professor António de Sousa Lara. No mesmo dia 3, mas à noite pelas 21h00 vai ser apresentado o livro “Jogo de janelas” do escritor Francisco Ceia, que é também actor e músico o que promete um serão bem agradável.

No dia 4 destaca-se a apresentação aos pais e à comunidade em geral do projeto de Saúde Oral e Bibliotecas Escolares (SOBE) com a presença do membro e gestor de projeto da Equipa de Saúde Oral da DGS Dr. Mário Rui Araújo e outros representantes das Bibliotecas Escolares e do Centro de Saúde de Arganil.

No dia 5, pelas 17h30 o programa da Feira será enriquecido com uma mesa redonda sobre a temática: Leitura ao longo da vida – caminhos a percorrer, com o Dr. Fernando Pinto do Amaral, Coordenador do Plano Nacional de Leitura, José Fanha, escritor e poeta e a escritora Leonarda Tavares. A mesa será moderada pela Dra. Ana Cabral coordenadora interconcelhia da RBE para o concelho de Arganil.

Ainda nesse dia pelas 21h00 poderemos assistir à apresentação do livro “Poesia” de José Fanha. No dia 6 às 16h00 prestaremos uma pequena homenagem a uma arganilense quase desconhecida, mas que importa conhecer, através da conferência: Lembrar Irene Vasconcelos proferida pela Dra. Isabel Baltazar.

A Feira terminará com um agradável momento musical com Miguel Neves ao Piano. Um programa rico e diversificado para comemorar o 20º aniversário da Feira do Livro de Arganil.

Programa

Dia 3 (quarta-feira)

– 10.00h  – Abertura da Feira

– 10h00 – Na Feira com Histórias e Livros com Dolores Tavares e Manuela Ribeiro      

 – Histórias de Encantar com Lisa Simões

– 14h00 – Na Feira com Histórias e Livros com Dolores Tavares e Manuela Ribeiro  

– Histórias de Encantar com Rita Cunha e Vânia Silva

– 16.00h – “A globalização, o século XXI e o futuro da crise” – conferência pelo Sr. Professor António de Sousa Lara, Professor Catedrático do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas com a apresentação do Livro “ Caos Urbano” e  Sessão de autógrafos.

– 21h00 – Apresentação do Livro de Francisco Ceia  “Jogo de Janelas”

Encerramento da Feira – 23.00h

Dia 4 (quinta-feira)

– 10.00h – Abertura da Feira

– 10h00 – Na Feira com Histórias e Livros com Palmira Martins  

– Atelier de Ilustração com Nuno Bettencourt  – Histórias de Encantar com Lisa Simões

– 14h00 – Na Feira com Histórias e Livros com Palmira Martins 

 – Atelier de Ilustração com Nuno Bettencourt

 – Palavras Sussurradas com Sabor a Mar com Ana Cabral  

– Histórias de Encantar com Vânia Silva e Rita Cunha 

– 21h00 – Apresentação do projeto de Saúde Oral e Bibliotecas Escolares (SOBE) com a presença do membro e gestor de projeto da Equipa de Saúde Oral da DGS Dr. Mário Rui Araújo e a colaboração da Coordenadora Interconcelhia Dra. Ana Cabral – RBE, bem como outros elementos do projeto no terreno.

– 23.00h – Encerramento da Feira

Dia 5 (sexta-feira)

– 10.00h – Abertura da Feira 

– 10h00 – Poesia à la carte, com José Fanha

– 11h00 – Escrita criativa com o Nygel Filho

– 14h00 – Poesia à la carte, com José Fanha

– 16h00 – Escrita criativa com Nygel Filho

– 17h30 – Mesa redonda sobre a temática: Leitura ao longo da vida. Caminhos a percorrer, com o Dr. Fernando Pinto do Amaral, Coordenador do Plano Nacional de Leitura, José Fanha, escritor e poeta e a escritora Leonarda Tavares. A mesa será moderada pela Dra. Ana Cabral coordenadora interconcelhia da RBE para o concelho de Arganil.

– 21h00 – Ao Serão com… José Fanha

– 23.00h – Encerramento da Feira

Dia 6 (sábado)

– 10.00h – Abertura da Feira  

– 16h00 – Lembrar Irene Vasconcelos conferência proferida pela Dra. Isabel Baltazar

– 17h30 – Concerto com Miguel Neves ao Piano.

– 18h00 – Encerramento da feira



Artigos Relacionados