Requalificação do Espaço Urbano Público

Conheça aqui os projetos da Requalificação do Espaço Urbano Público em Arganil:

As centralidades mais antigas dos espaços urbanos portugueses encontram-se hoje degradados e desatualizados, não satisfazendo as necessidades atuais dos cidadãos. Arganil não é exceção e o núcleo histórico da vila encontra-se em processo de degradação física e desqualificação funcional.

Para inverter este processo é urgente agir através da reabilitação do edificado e da requalificação do espaço público. Para incentivar a reabilitação do edificado, o Município delimitou duas Áreas de Reabilitação Urbana na vila de Arganil.

Impõe-se agora a necessidade de requalificar o espaço urbano público da vila de Arganil, atualizando-o e adaptando às carências da sociedade de hoje. Assim o Município traçou o Projeto de requalificação do espaço público urbano da vila de Arganil, no âmbito do Plano de Ação para a Regeneração Urbana, cuja estratégia assenta numa visão de futuro “(RE)CENTRAR ARGANIL”.

O Projeto de requalificação do espaço público urbano da vila de Arganil partiu de um levantamento e respetiva análise da situação existente, ao nível dos pavimentos, mobiliário urbano, arborização e passadeiras. As principais conclusões retiradas desta fase inicial foram:

• Mau estado de conservação dos pavimentos, mobiliário urbano e passadeiras;
  • Problemas de acessibilidade;
  • Falta de percursos contínuos e seguros para o peão;
  • Insegurança das passadeiras;
  • Desatualização e desadequação dos pavimentos e mobiliário urbano;
  • Imagem confusa e desuniforme.

Para corrigir os problemas verificados, definiram-se os seguintes objetivos principais:

• Melhorar a qualidade do ambiente urbano;
  • Dinamizar o espaço urbano;
  • Valorizar e melhorar as condições das deslocações pedonais;
  • Resolver problemas de acessibilidade
  • Dar uma imagem mais cuidada e uniforme ao espaço público;
  • Dignificar os espaços públicos mais importantes.

Apresentação do Projeto de Requalificação do Espaço Urbano Público da Vila de Arganil

pdf17 Requalificação do Espaço Urbano Público da Vila de Arganil

Informação detalhada de cada intervenção:

i-link Praça Simões Dias
i-link Largo Ribeiro de Campos