Requalificação do Espaço Urbano Público

Requalificação do Espaço Urbano Público da Vila de Arganil – Suspensão da empreitada –

A empreitada de requalificação do espaço público da vila de Arganil, que teve início no mês de Março, provocou preocupação e sobressaltos a muitos dos nossos concidadãos; àqueles que gostam da nossa terra; a todos nós!

De facto, foram alguns os constrangimentos, problemas e acidentes que se foram verificando no decurso da empreitada. Nesta sequência, para acautelar a segurança das pessoas, no início de Agosto, a Câmara Municipal determinou a suspensão da empreitada por um período de 60 dias.

Não obstante, as situações que se verificaram e o resultado visível da obra permitem-nos algumas ilações, que não poderíamos deixar de avaliar. Se por um lado é verdade que o desempenho do empreiteiro se revelou manifestamente deficiente, por outro tornou-se evidente que o projeto de execução enferma de alguns erros que urge obstar e corrigir.

Face ao exposto, entendemos que não seria sensato reiniciar a execução da empreitada sem antes acautelar que a mesma decorrerá com a segurança, qualidade e normalidade que todos nós exigimos.

Para cumprir aquele desiderato entendemos que é fundamental verificar se existe necessidade de introduzir alterações ao projeto; trabalho este que será realizado por um gabinete de arquitetura externo, com experiência consolidada. Assim, nesta sequência, tomámos a decisão de prorrogar a suspensão da empreitada até ao início de Janeiro do próximo ano.

Acreditamos que estas decisões são essenciais para assegurar que a obra decorrerá com a normalidade que se impõe e que o resultado final será um espaço público agradável, de qualidade e com capacidade para atrair pessoas para o centro de Arganil.

Agradecemos a compreensão de todos.

Conheça aqui os projetos da Requalificação do Espaço Urbano Público em Arganil:

As centralidades mais antigas dos espaços urbanos portugueses encontram-se hoje degradados e desatualizados, não satisfazendo as necessidades atuais dos cidadãos. Arganil não é exceção e o núcleo histórico da vila encontra-se em processo de degradação física e desqualificação funcional.

Para inverter este processo é urgente agir através da reabilitação do edificado e da requalificação do espaço público. Para incentivar a reabilitação do edificado, o Município delimitou duas Áreas de Reabilitação Urbana na vila de Arganil.

Impõe-se agora a necessidade de requalificar o espaço urbano público da vila de Arganil, atualizando-o e adaptando às carências da sociedade de hoje. Assim o Município traçou o Projeto de requalificação do espaço público urbano da vila de Arganil, no âmbito do Plano de Ação para a Regeneração Urbana, cuja estratégia assenta numa visão de futuro “(RE)CENTRAR ARGANIL”.

O Projeto de requalificação do espaço público urbano da vila de Arganil partiu de um levantamento e respetiva análise da situação existente, ao nível dos pavimentos, mobiliário urbano, arborização e passadeiras. As principais conclusões retiradas desta fase inicial foram:

• Mau estado de conservação dos pavimentos, mobiliário urbano e passadeiras;
  • Problemas de acessibilidade;
  • Falta de percursos contínuos e seguros para o peão;
  • Insegurança das passadeiras;
  • Desatualização e desadequação dos pavimentos e mobiliário urbano;
  • Imagem confusa e desuniforme.

Para corrigir os problemas verificados, definiram-se os seguintes objetivos principais:

• Melhorar a qualidade do ambiente urbano;
  • Dinamizar o espaço urbano;
  • Valorizar e melhorar as condições das deslocações pedonais;
  • Resolver problemas de acessibilidade
  • Dar uma imagem mais cuidada e uniforme ao espaço público;
  • Dignificar os espaços públicos mais importantes.

Apresentação do Projeto de Requalificação do Espaço Urbano Público da Vila de Arganil

pdf17 Requalificação do Espaço Urbano Público da Vila de Arganil

Informação detalhada de cada intervenção:

i-link Praça Simões Dias
i-link Largo Ribeiro de Campos