Joana Rolo e Elvire de Paiva e Pona em concerto surpreendente no Piódão
Ao som dos passarinhos que da Serra do Açor fazem a sua casa, juntou-se no passado sábado, o som cristalino do piano de Joana Rolo e da impressionante amplitude vocal da soprano Elvire de Paiva Pona. Juntas, protagonizaram a 3ª edição do já afamado evento Piano@Piódão, que desde 2023 tem trazido à Igreja Matriz desta aldeia remota, pianistas de grande talento e renome nacional.
Numa atmosfera intimista como prometera, o espaço habitualmente dedicado ao silêncio e ao recolhimento, foi sacudido pelas notas profundas do piano de Joana Rolo e pela densidade vocal de Elvire, numa celebração da arte, que ali encontrou um palco inesperado e, ao mesmo tempo, perfeito.
O repertório, qua variou entre lied alemão, árias de ópera, chanson française e outros clássicos, percorreu momentos de introspecção e de grandiosidade, conduzindo a plateia numa viagem de contrastes, entre o silêncio reverente e a intensidade arrebatadora.
No final, os aplausos não deixaram dúvidas. Não foram apenas longos, foram calorosos e de reconhecimento pelo talento de ambas e pelo momento que acabavam de proporcionar.
A noite caiu lá fora sobre a aldeia e no interior ficava a sensação de que aquele concerto, situado entre o monumental e o íntimo, ofereceu muito mais do que música, mas um instante de comunhão perfeita entre natureza e harmonia, entre o belo e profundo, num perfeito encontro entre o humano e o sublime.