COVID-19: Medidas de segurança no Cemitério Municipal

De acordo com a emergência de saúde pública a nível internacional, resultante da pandemia de COVID-19 e, no seguimento das orientações da Organização Mundial de Saúde, Direção Geral de Saúde e demais autoridades, a situação excecional que se vive e a proliferação de casos de contágio exige a adoção de medidas essenciais e adequadas, tanto de reforço do Plano de Contingência Municipal como e sobretudo, da salvaguarda da saúde pública.

Desta forma foi determinado em despacho municipal, de acordo com o Decreto-Lei 2-B/2020 de 2 de abril, que a realização de funerais no Cemitério Municipal de Arganil está condicionada à adoção de medidas que garantam a segurança dos participantes. Assim, o número máximo de presenças nas cerimónias é de 10 pessoas (no qual não se inclui funcionários da autarquia ou das agências funerárias), cujos participantes devem ser preferencialmente os familiares mais próximos, os quais devem por sua vez cumprir o distanciamento social de pelo menos 2 metros entre si e igualmente cumprir a etiqueta respiratória e a higiene das mãos. O caixão permanece fechado durante todo o funeral não sendo possível em qualquer altura o contacto dos familiares com o corpo. Não é recomendável que pessoas pertencentes a grupos de risco e por isso mais vulneráveis, quer sejam maiores de 70 anos, ou tenham anteriores problemas de saúde, participar nos funerais.

Para segurança de todos, o Município de Arganil solicita a melhor compreensão para tal situação que se prevê temporária e, que vai ao encontro do bem-estar de toda a população, ao minimizar riscos e possíveis cadeias de contágio da COVID-19 no concelho.

Despacho Cemitério Muicipal