Município de Arganil exibe novamente galardão 100% Eco Escolas

• Eco Escolas 2021

Arganil renovou o feito de ser um dos 17 Municípios do país e um dos 3 no distrito de Coimbra 100% Eco-Escolas, o que significa que tem taxa de implementação máxima, igualando o número de estabelecimentos de ensino com o número de implementações deste programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Os galardões associados a tal distinção foram entregues ontem, na Cerimónia Dia das Bandeiras Verdes – Galardão Eco Escolas, que este ano decorreu no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra e que contou com a presença do Vereador da Educação, Luís Almeida; da Diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Anabela Soares; o Coordenador da Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância (EB1/JI) de Arganil e duas alunas deste centro escolar.

Para além naturalmente do galardão 100% Eco Escolas para todas as escolas do concelho, a EB1/JI de Arganil arrecadou ainda prémios em alguns projetos/desafios, nomeadamente e em 1º lugar com as atividades “Na minha casa não desperdiçamos” no âmbito da Alimentação Saudável e Sustentável; “Eco-Pinhata” no âmbito do desafio UHU e “O que lanchar?” no âmbito da Alimentação Saudável e Sustentável. Foi ainda reconhecida e premiada em ex-aequo com outras escolas com as atividades “As Aves que nos rodeiam” na temática homónima e “Constrói o teu Traga Pilhas” no âmbito da Geração Depositrão.

Empenhadas e cumpridoras, todas as escolas do concelho e respetivos coordenadores de projeto estão de parabéns pois demonstraram mais uma vez estar à altura do desafio.

Este é mais uma vez um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no concelho de Arganil, no âmbito da educação ambiental num esforço comum entre o Município, comunidade escolar e também comunidade geral.

Relembra-se que esta iniciativa da ABAE pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, tendo como requisito para atribuição do galardão o cumprimento da metodologia implementada pela ABAE.