Pedro Soares dos Santos, Nuno Espinal e Marito Marques distinguidos no Feriado Municipal de Arganil

As comemorações do Feriado Municipal de Arganil, que decorreram nos Paços do Concelho neste dia 7 de setembro, foram assinaladas com a entrega de três distinções honoríficas municipais a Pedro Soares dos Santos, Nuno Espinal (a título póstumo) e Martio Marques.

“Em dia de celebrarmos Arganil e os arganilenses de uma forma muito particular, agraciamos três pessoas que se evidenciaram e afirmaram pelo seu valor, pelos seus atos e pelos serviços de excecional relevância que prestaram ao concelho, contribuindo para o bem social e para o bom nome de Arganil”, enalteceu o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa.

Medalha do Concelho – Pedro Soares dos Santos | presidente do Conselho de Administração da Jerónimo Martins e precursor do projeto Floresta da Serra do Açor

Quero agradecer a honra que constitui para mim ser por vós reconhecido como um amigo. Neste que é o dia de Arganil e das suas gentes, receber esta distinção que tanto me sensibiliza reforça ainda mais os laços afetivos que me unem à região. Agradeço o simbolismo do ouro com que me honraram. Em verdade, sinto que são todos vós que merecem esta medalha, pelo mérito, pelo vosso brio e a força com que estão a fazer acontecer uma mudança muito bonita na ainda mais bonita Serra do Açor.

Pedro Soares dos Santos

Medalha de Altruísmo (título póstumo) – Nuno Espinal | antigo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova de Alva

Decorridos precisamente nesta data 60 dias da eterna dor, do profundo luto e de já muita saudade, houve quem tenha reconhecido no meu querido marido com honras e qualidades atribuíveis a um cidadão de referência pela sua dedicação à Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova de Alva. Bem haja, Nuno Espinal pela pessoa que foste e que continuas a ser para mim. É com grande humildade e plena consciência de que se faz justiça que aceitei participar nesta homenagem. É por ti, Nuno, que aqui venho, é por ti meu herói que estou presente nesta cerimónia pública e póstuma.

Susete Espinal

Medalha de Mérito – Marito Marques | baterista, compositor, produtor e percussionista

É uma honra estar aqui junto de tantas pessoas e receber esta medalha. Agradeço ao Município de Arganil, ao nosso presidente e a todos os envolvidos. A entrega desta medalha é realmente mito importante para mim, tem um lado que representa e espelha o meu lado profissional mas também o meu lado pessoal. Tenho aqui pessoas de que tanto gosto. Muito obrigado aos meus pais, aos meus irmãos, aos meus avós, à minha esposa e aos meus filhos. É um orgulho muito grande receber esta medalha, espero no futuro fazer jus aquilo que ela representa realmente.

Marito Marques

Diante de uma audiência repleta de arganilenses, familiares e amigos dos homenageados, o presidente da autarquia evidenciou o contributo das três individualidades para a valorização do território. “O Município de Arganil está-vos muito grato por tudo o que fizerem e continuam a fazer em prol de Arganil; a vossa ação, trabalho e conduta são inspiradores e constituem verdadeiros exemplos para a atual e futura geração”.

A sessão solene de comemoração do Feriado Municipal teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal e foi presidida pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.