Projeto Floresta da Serra do Açor em destaque nas celebrações do Feriado Municipal

•  Mg 2306
  •  Mg 2094
  •  Mg 2191
  •  Mg 2342
  •  Mg 2346

A sessão solene de comemoração do Feriado Municipal de Arganil, que decorreu esta quarta-feira, 7 de setembro, nos Paços do Concelho, teve como ponto alto a condecoração do presidente do Conselho de Administração do Grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos.

A atribuição da Medalha do Concelho, em ouro, o mais alto reconhecimento atribuído pelo Município de Arganil, destinou-se a enaltecer e reconhecer publicamente o valioso contributo de Pedro Soares dos Santos na reflorestação do território após o devastador incêndio de outubro de 2017, financiando em 5 milhões de euros o projeto Floresta da Serra do Açor.

“A confiança depositada no nosso território e na capacidade da Câmara Municipal de Arganil para fazer acontecer uma grande mudança na nossa floresta está a permitir-nos construir um futuro muito para além de nós; um futuro em que o nosso território estará mais forte, resistente e preparado para as adversidades”, reconheceu o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, destacando as raízes firmes, resistentes e duradouras que o ligam ao concelho e que terão benefícios nas gerações futuras.

Honrado com a distinção, Pedro Soares dos Santos enalteceu a importância do momento e reconheceu que os laços afetivos que o ligam ao concelho são, agora, ainda mais fortes. “Hoje é um dia muito feliz para mim porque sou testemunha de que o entusiasmo inicial com este projeto só tem crescido com o tempo”.

O presidente do grupo empresarial Jerónimo Martins destacou, ainda, a visão e a capacidade de concretização protagonizadas pelo município de Arganil e pelas associações de baldios no projeto Floresta Serra do Açor, assumindo-se como um exemplo de resistência, de coragem e de visão em que o resto do país possa vir a inspirar-se.

“É para mim um motivo de orgulho e de satisfação fazermos parte desta iniciativa inovadora que constitui uma verdadeira mudança de paradigma em termos de gestão florestal em Portugal”, frisou Pedro Soares dos Santos, evidenciando “o brilho e a força que estão a fazer acontecer uma mudança muito bonita nesta ainda mais bonita Serra do Açor”.

Projeto de esperança sem paralelo no país

O projeto Floresta da Serra do Açor é um dos grandes projetos em desenvolvimento no concelho de Arganil e um dos mais inovadores do país na área da gestão florestal. É financiado no âmbito do mecenato ambiental pelo grupo Jerónimo Martins em 5 milhões de euros e está desde 2020 a recuperar e revitalizar cerca de 2.500 hectares de terrenos baldios ardidos em outubro de 2017.

Está planeado para um horizonte temporal de 40 anos e até 2025 serão plantadas 1 milhão e 800 mil árvores maioritariamente autóctones. Até ao momento, foram plantadas cerca de 500 mil espécies. O projeto resulta da conjugação de esforços entre o Município de Arganil, o grupo Jerónimos Martins, a Escola Superior Agrária de Coimbra e as associações que reúnem os proprietários de terrenos baldios.

Além da Medalha de Ouro do Concelho atribuída a Pedro Soares dos Santos, foram agraciados durante a cerimónia do Feriado Municipal Nuno Espinal (a título póstumo), com a Medalha de Altruísmo, em prata dourada, e Marito Marques, com a Medalha de Mérito, em prata.