Conferência Património Cultural e a sua diversidade

No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, o Município de Arganil decidiu dar visibilidade ao Património Cultural através de eventos que vão decorrer nas várias freguesias, calendarizados de 3 a 21 de Agosto.

Estas Jornadas Culturais que intitulamos Jornadas do Património@Arganil.com(e), vão abrir com a Conferência “PATRIMÓNIO CULTURAL E A SUA DIVERSIDADE” que terá lugar no dia 3 de Agosto pelas 10:00h no Edifício da Cerâmica Arganilense.

Esta conferência tem como objetivo proporcionar momentos de reflexão sobre a importância da valorização e preservação do Património Cultural a nível local, mas também regional.

Assim foi concebida para esta conferência uma estrutura em dois painéis que se completam na sua diversidade:

– No primeiro Painel em que se tratará áreas distintas do Património como seja o Património Arquitetónico em geral, sua conservação, proteção e valorização aprofundará ainda a importância de projetos em redes intermunicipais;

Gostaríamos que o diálogo entre os oradores e o público presente reflita o interesse que esta temática pode trazer para a economia local e regional a partir das Redes e Projetos já existentes ou em construção.

– No segundo Painel o enfoque será no Património Concelhio, nomeadamente na Arqueologia, na Arquitetura Religiosa e na Arte Rupestre. Aqui o que mais nos interessa é sensibilizar para a importância deste Património nas vertentes já desenvolvidas no Painel anterior, mas centrado na criação de um sentimento de pertença que desenvolva em particular nos Munícipes deste concelho motivo de orgulho na herança extraordinária que os nossos antepassados nos deixaram e que devemos conhecer, valorizar e proteger.

Programa da conferência

Evento: Jornadas do Património@Arganil.com(e)

Título: Conferência – Património Cultural e a sua Diversidade

Dia: 3 de agosto (sexta-feira)

Hora: 10h – 13h

Local: Auditório da Cerâmica Arganilense

Tempo de apresentação: 10 a 15 minutos

Sessão de Abertura

Dr. Luís Paulo Costa – Presidente da Câmara Municipal de Arganil

Painel I – Património em Rede: uma reflexão sobre o presente e o futuro

Moderador:

Dr. Jorge Brito – Secretário Executivo da CIM-RC, Conselho Intermunicipal da Região de Coimbra

Intervenções:

Dr.ª Margarida Donas Botto, membro do Conselho de Administração do ICOMOS-Portugal – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios

Dr. Luís Matias – Presidente Presidência da Direção da Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego (ADCMMM)

Dr. Miguel Cruz – Gestor de projetos da ADXTUR – Rede das Aldeias de Xisto

Coffee break

Painel II – O Património Cultural no Desenvolvimento Económico do Concelho

Moderador: Arquiteto Antero Carvalho – Direcção Regional da Cultura do Centro

Intervenções:

Dr.ª Helena Moura – Direcção Regional da Cultura do Centro

Dr. Bruno Navarro – Presidente do Conselho Directivo da Fundação Côa Parque

Dr.ª Conceição Lopes – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Dr.ª Regina Anacleto – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Espaço aberto a perguntas e respostas.

12h Encerramento

Dr.ª Paula Dinis – Vice-presidente da Câmara Municipal de Arganil