Ser Sapateiro

Data Inicial: 27-09-2021 16:30H
Data Final: 30-10-2021
Localidade: Arganil

 

O sapateiro é aquele que com arte e mestria manuseia artesanalmente sapatos, dando-lhes a limpeza, o arranjo e o tratamento adequado que garanta o bem-estar dos pés.

A profissão de sapateiro foi sobrevivendo através dos séculos e adaptando-se aos novos tempos. Transmitida de geração em geração, há quem no dia de hoje procure o artesão de mãos sábias, para fazer renascer o que para nós parece estar acabado.

Relembrando que esta é uma profissão e uma arte manual que teve em tempos grande representatividade no concelho, a Câmara Municipal de Arganil através do seu Núcleo Museológico de Etnografia vai levar a efeito a exposição “Ser Sapateiro”, que vem no seguimento da homenagem às profissões antigas do concelho e que iniciaram neste espaço em maio com a exposição “Ser Cesteiro”. Para a inaugurar nada melhor do que o dia em que se celebra mundialmente o Turismo, o dia 27 de setembro, contando com a presença do sapateiro Manuel Gonçalves de Casal de Frade, pelas 16h30.

Esta mostra pode ser apreciada até ao dia 30 de outubro no Núcleo Museológico de Etnografia de Arganil, entre as 9h30 e as 17h00.