Loja Social de Arganil reforça apoio às famílias carenciadas nesta Época Festiva

• loja social

• Loja social

• loja social

A iniciativa insere-se num conjunto vasto de apoios que o Projecto “Arganil Solidária” vem desenvolvendo ao longo do ano, através das várias valências da Loja Social, com reforço nesta época festiva.

Assim, durante as últimas semanas foram entregues cabazes a 46 famílias residentes no concelho. As famílias apoiadas foram identificadas pelos Técnicos pela administração da Loja Social, após articulação com os restantes Técnicos das Instituições e Entidades Rede Social local, tendo em conta os critérios definidos em regulamento próprio, privilegiando famílias que tem no seu seio crianças e jovens.

Os cabazes, para além de bens de primeira necessidade, continham produtos característicos da época natalícia, como o tradicional bacalhau, entre outros. Este reforço só foi possível, graças aos bens alimentares angariados nas campanhas solidárias promovidas pelo Agrupamento de Escolas de Arganil, pelos Escuteiros, pela Juventude Social-democrata concelhia e pelo contributo do CLDS 3G.

O Agrupamento de Escolas de Arganil, através do Projeto de Educação para a Saúde tem vindo a promover várias iniciativas a favor da Loja Social de Arganil, e este ano promoveu uma caminhada solidária intitulada “Caminhar …por ti e pelos Outros”, que envolveu todas as escolas que, para além de ter como principal objetivo a angariação de bens alimentícios, pretendeu, também, incutir e disseminar valores como a partilha, a generosidade e fraternidade, aliados à prática da actividade física, num total de 651,937 Kg; os Escuteiros entregaram 129 latas de atum e a Juventude Social Democrata concelhia, doou vários géneros alimentares obtidos na campanha do último fim de semana, a que deram o nome de “Não deixes que esta caixa fique vazia!”. Também a Câmara Municipal atribuiu uma verba significativa, que foi gasta na compra de produtos que estavam em falta e, que assim, rechearam, ainda melhor, todos os cabazes de igual modo.

Realçarmos, ainda, o contributo da Associação Passo-a-Passo, da Conferência S. Vicente de Paulo e da ADRA – Igreja Adventista, tanto em bens alimentares, como no exercício do voluntariado em prol da Loja Social, bem como de anónimos, e que fazem da Loja Social um ponto de apoio para aqueles que mais precisam.