Cartaz A3 Xvii Feira Das Freguesias 2024

17ª Feira das Freguesias traz festa de sabores típicos a Arganil

A festa dos sabores está de volta a Arganil nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho, com a sua anual Mostra Gastronómica integrada na Feira das Freguesias, um dos eventos com mais expressão no concelho, que junta à distinta gastronomia, a música tradicional, a riqueza etnográfica, o talento concelhio, tradições e costumes e muitos momentos de grato convívio.

O certame tem lugar no Paço Grande e conta, naturalmente, com a participação das Juntas e Uniões de Freguesias, às quais, através das suas associações e coletividades, cabe a responsabilidade de dar a conhecer os sabores do património gastronómico local. Mais uma vez e, para que a festa se estenda noite dentro, o Mercado Municipal vai contar com uma programação própria após as atuações em palco, pautada por atuações de DJs e animação. A inauguração que marca o arranque oficial do certame, está marcada para o dia 7 de junho, pelas 18h00.

Como exige a tradição, vai contar-se mais uma vez com a realização do Concurso Gastronómico, um reforço para a divulgação do património gastronómico e preservação de iguarias seculares do receituário concelhio, que intenta premiar não só o melhor prato principal e melhor sobremesa servida, como também a melhor apresentação geral no que respeita à decoração da tasquinha. Promovido pela Câmara Municipal o concurso, destinado a todas as freguesias participantes, realiza-se no dia 8 de junho tem como habitual júri, um representante da Confraria Gastronómica do Bucho de Arganil; um representante do Turismo do Centro; um representante do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Arganil e um representante da AHRESP.

Quanto a si, já sabe, tem lugar reservado à mesa dos sabores desta 17ª Feira das Freguesias – Mostra Gastronómica do concelho de Arganil, para provar os sabores tradicionais da Beira Serra, para ver e ouvir a mais tradicional música e folclore concelhios, imergir nos aromas que a Serra emana e entrar nesta confraternização única, que só o interior sabe proporcionar.