2ª edição do Programa Exploradores@PPSerraAçor em destaque na Escola Superior Agrária de Coimbra

• Dia da Floresta Autóctone

A Escola Superior Agrária de Coimbra assinalou o Dia Mundial da Floresta Autóctone no dia 27 de novembro, através de um programa inteiramente dedicado à fauna e flora autóctones, por forma a sensibilizar a comunidade juvenil e escolar para a importância da sua conservação. Presentes neste dia, inteiramente dedicado à floresta e que se celebra mundialmente a 23 de novembro, estiveram cerca de 20 alunos da Escola Secundária de Arganil, entre os quais os participantes no programa “Exploradores@PPSerraAçor”.

A Escola Secundária participou ainda nas Bancadas Temáticas, com uma pequena mostra sobre o ciclo do azeite, na qual foi possível aos visitantes, fazer uma degustação do azeite da região.

Do programa, que abraçou temas como proteção da floresta, observação de plantas autóctones e invasoras, a problemática dos fogos em Portugal, entre outros de grande relevo, constou ainda a apresentação e resultados da 2ª edição do programa “Exploradores@PPSerraAçor. Desenvolvido por 11 alunos dos 10º e 11º anos da Escola Secundária de Arganil, na Serra do Açor, este projeto que visou sobretudo a consciencialização para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais através da sensibilização para a utilização racional da água, prevenção da poluição, conservação dos ecossistemas aquáticos e valorização do património cultural, foi coordenado pelo Município de Arganil numa parceria com a Junta de Freguesia de Benfeita, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e Escolas Superior Agrária de Coimbra e Secundária de Arganil.

Depois da apresentação pela Vereadora do Ambiente e da Floresta, Érica Castanheira, foi tempo da entrega dos certificados de participação e prémios referentes ao programa, que enalteceram o trabalho desenvolvido por todos e que os tornou verdadeiros embaixadores da Paisagem Protegida da Serra do Açor, formando cidadãos ativos na promoção e valorização deste património através do gosto pela natureza.

Este é o vídeo premiado, elaborado pelos alunos Ana Beatriz Carvalho, Ana Rita Batista, Maria Barardo, Carlos Silva, Joana Barroca, Juliana Rei, Patrícia Simões e Rodrigo Nogueira, do Agrupamento de Escolas de Arganil.

O Programa “Exploradores@PPSerraAçor 2019” inseriu-se no projeto “Inspira-te: O teu sucesso determina o teu futuro” no âmbito da Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra.