Arganil celebra o Natal com programa diversificado de iniciativas

• Iluminação de Natal

• Iluminação de Natal Arganil

À luz da magia do Natal, a Câmara Municipal Arganil apresenta para esta quadra um alargado e diversificado programa de iniciativas, que se propõe a promover o espírito natalício e a atrair as pessoas ao centro histórico e ao comércio tradicional. Luís Paulo Costa, presidente da autarquia, deu a conhecer as ações previstas em conferência de imprensa, realizada no dia 2 de dezembro, no Salão da Câmara Municipal.

A decorrer desde 18 de novembro, a iniciativa Este Natal, Escolha o Comércio Local, convida as pessoas, até 6 de janeiro e pelo sétimo ano consecutivo, a fazer compras no comércio local. Os talões de compra dão prémios, que podem ir dos 200 aos 750 euros em vales, e um leque alargado de presentes, oferecidos pelos estabelecimentos aderentes.

O Mercado de Natal está também de regresso a Arganil, para fazer pulsar o coração da vila. As barraquinhas com produtos endógenos e artesanato instalam-se na Praça Simões Dias no dia 12 de dezembro e por lá ficam durante três dias, até dia 15. Nesta quarta edição, não vão faltar, naturalmente, o Pai Natal e os seus duendes, muita música e animação, jogos tradicionais e pinturas faciais.

As Tradições de Cá estarão figuradas também neste Natal. Por desvendar estão algumas surpresas, que fazem a ponte com a imagem apresentada no passado mês de Junho e que enaltece a cultura, os costumes e tradições de Arganil.

A iniciativa Cantares de Natal e Janeiras na Aldeia enaltece uma das mais expressivas tradições natalícias. A convite do Município, as três Tunas do Concelho – Arganil, São Martinho e Côja – e o Orfeon Maestro Alves Coelho, vão entoar os cantares tão próprios desta época pelas freguesias de Pomares, Piódão, Cepos, Benfeita, Pombeiro da Beira e Cerdeira.

Dentro desta programação surge ainda o programa Férias de Natal. Direcionada para o público infanto-juvenil, esta iniciativa, que decorre entre os dias 19 de dezembro de 2019 e 3 de janeiro de 2020, proporciona aos mais novos, de forma gratuita, num vasto e diversificado conjunto de atividades, tornando o período livre de aulas em momentos não só de convívio e partilha como de aprendizagem.

O cinema será também especial nesta época, com filmes dirigidos a toda a família. Conscientes do sucesso que Frozen e suas adoráveis personagens têm na comunidade infantil, será exibido na Cerâmica Arganilense a segunda aventura deste filme de animação, Frozen 2: O reino do gelo. Estão programadas duas sessões, uma à noite, no dia 20 de dezembro, e outra em matiné, no dia 22 de dezembro. Ainda dentro da programação de cinema, no dia 27 de dezembro, o grande ecrã volta a brilhar, com o filme Last Christmas, inspirado na clássica música homónima de George Michaels.

O Bolo-Rei Solidário fecha com chave de ouro o leque de iniciativas de Natal da autarquia. No dia 5 de janeiro, em véspera de Dia de Reis, as pastelarias do concelho metem a mão na massa pelas melhores razões: adoçar a boca aos nossos munícipes e ajudar monetariamente a APPACDM de Arganil e o seu nobre projeto «Casa dos Afetos».

Terminada a conferência de imprensa, o executivo camarário inaugurou a iluminação de Natal, no centro histórico da vila, assinalando, de forma simbólica, o início das festas de Natal em Arganil.