A Cultura é De Todos

No dia 28 de abril realizou-se na Praça Simões Dias o evento “A Cultura é de Todos”, com a apresentação pública do guia informativo ‘Arganil Acolhe’ que marcou, simbolicamente, o arranque de um conjunto de ações que serão desenvolvidas ao longo do próximo ano, no âmbito do Projeto ‘Arganil + Migração’, cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração e que pretendem valorizar a interculturalidade e serem motores de mobilização e coesão sociais.

O guia ‘Arganil Acolhe’ pretende ser um instrumento útil, facilitador e integrador da comunidade imigrante residente e recém-chegada ao concelho de Arganil (nomeadamente os nacionais de países terceiros), ao disponibilizar informações úteis sobre diferentes áreas e respostas existentes no âmbito da saúde, educação, administração pública, emprego, justiça e inclusão social. Este guia será disponibilizado, gratuitamente, na língua portuguesa e inglesa, em formato de papel (em vários pontos do concelho), bem como, na página online do município.

Participaram neste evento o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, bem como o Sr. Vereador do Pelouro de Ação Ação, Luís Miguel Almeida, contando ainda com a presença de alguns autarcas e representantes de entidades concelhias, para além de um vasto público, entre cidadãos portugueses e comunidade imigrante a residir no concelho de Arganil, totalizando mais de uma centena de pessoas.

O evento contou com a atuação de um grupo musical de Fados de Coimbra, pela voz de António Ataíde acompanhado pelos músicos Bruno Costa (Guitarra Portuguesa) e Nuno Miguel Botelho (guitarra clássica), não fosse esse o estilo musical que melhor retrata a singularidade da identidade lusa e que melhor divulga a cultura da alma portuguesa além-fronteiras.

Anunciadas ainda outras ações que serão desenvolvidas mais proximamente, nomeadamente, o Festival Intercultura que decorrerá já no próximo mês de junho, em Côja, foi ainda deixado um sentido agradecimento a todas as entidades e instituições concelhias que colaboraram na elaboração do Guia, entre as quais, freguesias e uniões de freguesia, agrupamento de escolas, instituições particulares de solidariedade social, misericórdias concelhias, centro de saúde, centro de emprego e formação profissional, serviço local da segurança social, forças de segurança, entre tantas outras.

Uma palavra especial de agradecimento foi ainda dada a todos os munícipes que no seu dia-a-dia se têm mostrado exímios na calorosa receção que têm manifestado junto da comunidade estrangeira, talvez cientes da dificuldade que é chegar a uma terra desconhecida, tantos com familiares também eles emigrados noutros países de acolhimento.

Consulte o guia em Português e Inglês nos links abaixo:

Guia ‘Arganil Acolhe’

Guide ‘Arganil Welcomes’



Artigos Relacionados