Abertura da 2ª Fase de Candidaturas ao Comércio Investe

Encontra-se a decorrer atualmente a 2ª fase de Candidaturas e Incentivos “Comércio Investe”, financiada pelo Fundo de Modernização do Comércio, com dotação orçamental diferenciada por região, a medida visa o lançamento da 2ª fase de apoio à atividade comercial, que reflita não só uma simplificação de processos e a modernização dos apoios, mas principalmente o seu ajustamento ao contexto económico e às exigências crescentes que este coloca à atividade comercial.

Recorda-se que a nova medida foi criada pela Portaria nº 236/2013, de 24 de julho, através do despacho nº 1413/2015 que decretou a abertura da 2ª Fase de candidaturas 2015.
A 2ª Fase de Apresentação de Candidaturas decorre até às 18 horas do dia 27 de Março de 2015 para projetos individuais e até às 18 horas do dia 13 de Abril de 2015 para projetos conjuntos.

São consideradas entidades destinatárias as atividades que induzam a criação de fatores de diferenciação e de melhoria da oferta comercial ligada ao comércio de proximidade, especialmente concentrado nos centros urbanos, quer através de projetos individuais de modernização comercial promovidos por micro ou pequenas empresas com atividade principal na divisão 47 da CAE, quer através de projetos conjuntos de modernização comercial promovidos por associações empresariais do comércio, excluindo-se algumas atividades definidas no Regulamento da presente medida.

Para os Projetos Individuais o investimento mínimo de elegível é de 15 000€, sendo que o incentivo financeiro a conceder assume a natureza de incentivo não reembolsável, correspondente a 40% das despesas elegíveis, não podendo ultrapassar o valor de 35.000€ por projeto individual.

O IAPMEI é o organismo gestor desta medida, cabendo à Direção-Geral das Atividades Económicas a emissão de pareceres especializados no caso de iniciativas e promotores de projetos conjuntos.

Para mais informações poderá consultar o site: www.iapmei.pt ou o Gabinete Arganil+ Desenvolvimento Económico do Município de Arganil através do e-mail arganil+desenvolvimentoeconomico@cm-arganil.pt ou do telefone 235200210.

Acresce informar que a Câmara Municipal apoiará os potenciais interessados na elaboração de candidaturas, através do Gabinete Arganil+ Desenvolvimento Económico.