ANF dá conhecer à Câmara Municipal o apoio prestado à comunidade em contexto de pandemia

• Visita ANF

O Presidente e a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luis Paulo Costa e Paula Dinis, respetivamente, visitaram na passada semana, a convite da Associação Nacional de Farmácias (ANF) e acompanhados pelos seus representantes, a Farmácia Moderna em Arganil.

O objetivo da visita em causa foi essencialmente dar a conhecer as respostas e o esforço que as farmácias desenvolvem diariamente para garantir um serviço seguro e de qualidade aos utentes, particularmente no atual contexto de insegurança e incerteza que a pandemia desencadeou.

Esta reunião, à qual se juntou a Dra. Isabel Martins, diretora técnica da Farmácia Moderna, surge no seguimento da atividade ininterrupta que as farmácias têm tido no apoio à comunidade local, reforçada ao longo dos últimos meses de acordo com a crise sanitária que atravessamos, bem como, demonstrar a disponibilidade das farmácias para colaborar de forma ativa com as políticas de saúde de proximidade promovidas pelas autarquias locais.

Relembra-se que as farmácias têm assegurado o acesso dos utentes aos medicamentos e dado apoio 24 horas por dia através da Linha 1400 – Serviço de Assistência Farmacêutica, que permite dar orientação ao cidadão para a farmácia mais próxima com disponibilidade de stock do medicamento pretendido. Ainda dentro dos apoios prestados e através da Operação Luz Verde, as farmácias puderam em tempos que pediam recolhimento, fazer a entrega de medicamentos hospitalares na farmácia mais próxima ao seu domicílio.

Atenta aos constrangimentos que a atual situação de pandemia causa, também a Câmara Municipal de Arganil entendeu, assim que foi determinado um número limitado de pessoas dentro do espaço físico das farmácias, colocar coberturas no exterior para que os utentes pudessem aguardar pela sua vez de forma mais confortável.