Apresentação do novo portal das bibliotecas do concelho de Arganil

No próximo dia 31 de Janeiro, pelas 14h30 no Salão Nobre da Câmara Municipal vai ser apresentado publicamente o novo Portal das Bibliotecas do Concelho de Arganil.

O novo Portal, desenvolvido num software mais atrativo e dinâmico que o anterior, pretende dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil constituída por 12 Bibliotecas: 2 Publicas e 10 Escolares. Nasce de uma parceria entre a Câmara Municipal de Arganil através da Biblioteca Municipal Miguel Torga, o Agrupamento de Escolas de Arganil através das Professoras Bibliotecárias do Agrupamento e a Rede de Bibliotecas Escolares através da Coordenação Interconcelhia.

O Portal, além de divulgar atividades das 12 bibliotecas, com destaque permanente para as mais relevantes, permite o acesso a estudos e documentos pertinentes sobre Bibliotecas Públicas e Escolares, promoção e animação da leitura, partilha de materiais pedagógicos, estudos sobre a história do concelho, biografias de personalidades de relevo no concelho e ainda a divulgação de serviços que as bibliotecas oferecem.

A nível bibliográfico o Portal disponibiliza o acesso ao Catálogo Concelhio que reúne os Fundos Documentais das 12 Bibliotecas num total de cerca de 60 000 mil registos, que estão disponíveis para empréstimo domiciliário e interbibliotecas. Disponibiliza ainda a Hemeroteca Digital que trata notícias relevantes para a História do Concelho de Arganil publicadas nos jornais locais desde o início do século XX.

A partir do Portal das Bibliotecas os interessados podem aceder ao blog literário “Leituras Cruzadas” e ao blog “biblioactiva.ler” para as crianças.
É pois um espaço de Cultura e Conhecimento que vale a pena conhecer.