Arganil + Agrícola I Feira de Produtos Agrícolas no Mercado Municipal

No dia 1 de Março Arganil receberá a primeira Feira de Produtos Agrícolas, Arganil + Agrícola, a ter lugar no Mercado Municipal de Arganil, entre as 9h00 e as 13h00 naquela que será uma edição piloto e experimental.

O cultivo de pequenos quintais ou hortas domésticas é uma tradição que tem ainda alguma expressão no concelho e que acompanha a vida de muitas famílias. Esta prática acaba por ser um hábito que, para além de proporcionar alimentos mais saudáveis e contribuir para a manutenção e transmissão de valores e práticas herdadas dos antepassados, ajuda ainda no orçamento familiar e economia doméstica, principalmente em tempos de maiores dificuldades. Ainda que, apenas para consumo próprio, esta produção é muitas vezes excedente face às necessidades de consumo, o que acaba por levar à deterioração ou desperdício de produtos de excelente qualidade.

No seguimento da necessidade do escoamento destes produtos, o Município de Arganil convida todos os produtores de caráter não regular ou comercial a participar na feira de produtos agrícolas “Arganil + Agrícola”, que se realizará já no sábado dia 1 de Março, no Mercado Municipal de Arganil.

Esta é uma parceria entre Município e Assembleias de Freguesia do concelho, pelo que se apela aos interessados, contatar as suas Juntas de Freguesia para conhecimento do regulamento e condições de participação, que desde já se informa não ser necessária qualquer autorização prévia deste município ou pagamento de qualquer taxa, sendo apenas impreterível o cumprimento do regulamento de funcionamento do Mercado Municipal em vigor.

Com esta iniciativa pretende conciliar-se a conveniência dos produtores em escoar os seus produtos em excesso, com o interesse em adquirir produtos agrícolas endógenos, sendo muitos deles de cultura puramente biológica, numa simbiose que potencia a economia local.