Arganil beneficia de sistema inovador que protege casas e povoações contra incêndios

Já instalado desde maio na localidade de Travessas, em Celavisa, o sistema piloto de proteção de casas e povoações contra o risco de incêndio rural foi apresentado oficialmente e testado esta sexta-feira, 24 de julho, numa sessão que contou com o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, e com a vereadora do Ambiente e da Floresta, Érica Castanheira.

O projeto agora em funcionamento consiste numa linha de aspersores de água, instalados em redor da aldeia, que podem ser acionados pelos moradores em caso de incêndio que ameace a povoação. Esta linha de aspersores foi repartida em quatro módulos de aspersão independentes distribuídos ao longo de aproximadamente 160m, cobrindo as zonas periféricas mais expostas da aldeia.

Tratando-se de uma solução pouco dispendiosa, capaz de proteger pessoas, bens e infraestruturas, Luís Paulo Costa considera ser “um contributo muito importante para a defesa da aldeia em situações de maior ameaça”, admitindo que o sistema venha a ser instalado noutras povoações do concelho com mais elevado risco de incêndios.

Desenvolvida no âmbito do projeto “FireProtect – Sistemas de Proteção de Pessoas e Elementos Críticos Expostos a Incêndios Florestais”, a tecnologia usada permite tirar partido do sistema de abastecimento de água à rede de proteção existente na aldeia, reforçando a capacidade de proporcionar proteção com um baixo envolvimento de pessoas. “Trata-se de um sistema autónomo, que não precisa de esforço humano e que não coloca a vida das pessoas em risco”, frisa Domingos Xavier Viegas, professor catedrático da Universidade de Coimbra, que coordena o projeto.

O FireProtect foi desenvolvido por especialistas da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica industrial (ADAI) e do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, contando com o apoio da Câmara Municipal de Arganil e da Junta de Freguesia de Celavisa.