População de Travessas recebe formação para utilização do sistema de proteção contra incêndios

Concluída a instalação do sistema piloto de proteção das casas contra o risco de incêndio florestal na aldeia de Travessas, freguesia de Celavisa, e de forma a capacitar os habitantes da aldeia para a utilização do sistema, decorreu uma ação de formação, no dia 17 de julho, com a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), Junta de Freguesia de Celavisa e Município de Arganil.

A estrutura consiste num conjunto de canhões aspersores de água que humidificam a vegetação numa parte da periferia da aldeia, de forma a reduzir as condições de propagação de um eventual incêndio. Tirando partido das características do local, que incluiu um circuito independente de abastecimento de água à rede de proteção existente na aldeia, o sistema complementa e reforça a capacidade de proporcionar proteção, com um menor envolvimento de pessoas devido ao automatismo que se pretende introduzir no sistema.

Esta estrutura piloto foi instalada no âmbito Projeto FireProtect: Sistemas de Proteção de Pessoas e Elementos Críticos Expostos a Incêndios Florestais, coordenado pela ADAI, em parceria com o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, é cofinanciado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (Programa Operacional do Centro) do CENTRO2020.

A apresentação deste projeto será levada a cabo amanhã, dia 24 de junho.

Saiba mais sobre este projeto aqui.