Exposição “Arganil – Capital do Rally”

Foi inaugurada na Cerâmica Arganilense no dia 16 de Janeiro, perante várias centenas de pessoas, a exposição ”Arganil – Capital do Rally”, uma exposição totalmente dedicada aos tempos áureos do rally de Portugal, nos quais Arganil e os seus característicos troços marcaram para sempre a história desta modalidade.

A dar as boas-vindas e a enquadrar esta exposição esteve Ricardo Pereira Alves, Presidente da Câmara Municipal de Arganil, ao qual se seguiram as intervenções de Isabel Damasceno, Vogal da Comissão Diretiva do Mais Centro e Portugal 2020; João Ataíde, Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e Carlos Barbosa, Presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), que adiantou ser possível o regresso do Rally de Portugal a Arganil, já em 2017, o que deixou muito satisfeitos o elevado número de adeptos presentes que consideram Arganil a Capital do Rally.

Finda a visita inaugural à exposição, patente até 6 de março, houve espaço para a realização de uma pequena tertúlia com antigas glórias do Rally de Portugal. Numa agradável viagem ao passado, foram recordadas, por Rui Madeira, Nuno Rodrigues da Silva, Carlos Bica, Fernando Prata, Jorge Ortigão e António Pinto dos Santos, histórias marcantes e algumas, um tanto ou quanto caricatas, dos muitos anos em que Arganil integrou, com as suas épicas classificativas, o Rally de Portugal.

Esta exibição, que é também uma antecâmara daquele que será o Museu do Rally a instalar no mesmo local, conta com 12 emblemáticas viaturas cujos motores ressoaram na serra ao longo dos anos, mais precisamente 34, uma área de exibição fotográfica das provas, bem como, manchetes e artigos de imprensa que as marcaram e, uma área de memoriabilia com fatos, troféus e artigos pessoais de pilotos e co-pilotos envolvidos nas provas. Durante a inauguração esteve instalado um simulador de rally, que cativou muitos adeptos da modalidade e recriou a verdadeira adrenalina de conduzir um carro de competição.

“Arganil – Capital do Rally” contou com especial colaboração do ACP e de muitos pilotos, que através do empréstimo de espólio, foram também eles responsáveis pelo sucesso desta fantástica mostra.

Arganil, palco de derradeiros e épicos duelos entre pilotos, homenageia desta forma o Rally de Portugal e anseia pelo seu regresso, volvendo à memória a extrema ligação que os une e cujos acontecimentos históricos e experiências vividas nenhum outro local poderá alguma vez suplantar.