Arganil distinguida como Autarquia Mais Familiarmente Responsável

As medidas de apoio às famílias implementadas ao longo de 2021 mereceram ao Município de Arganil a distinção de «Autarquia Mais Familiarmente Responsável». Este é o quinto ano consecutivo em que Arganil surge entre as autarquias do país mais amigas das famílias, como resultado das boas práticas que tem vindo a desenvolver para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos seus munícipes.

A receber a Bandeira Verde com Palma, a mais alta insígnia atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, esteve o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa. A cerimónia realizou-se em Coimbra, no passado dia 27 de novembro, e contou com a presença do Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho.

O presidente da autarquia encara esta nova distinção como um prestigioso reconhecimento do “trabalho interventivo e empenhado que tem sido desenvolvido em benefícios dos cidadãos, mas também como um fator de motivação acrescido para pensar e adotar novas medidas que beneficiem, que acolham e que valorizem as nossas famílias, dando respostas adequadas efetivas às suas necessidades”.

Entre as boas práticas que fazem de Arganil um concelho reconhecidamente amigo das famílias estão a devolução aos munícipes dos 5% de IRS a que a autarquia teria direito por lei; a aplicação da taxa mínima de IMI e do IMI familiar, com bonificação em função do número de dependentes (reduções de 20, 40 e 70 euros para famílias com um, dois, três ou mais filhos), e a aplicação de tarifários de água, saneamento e resíduos sólidos que são os mais baixos do país.

Somam-se a estas políticas de incentivo fiscal um conjunto de outras medidas destinadas a beneficiar e apoiar toda a população do concelho, desde os mais novos aos mais idosos: transportes escolares gratuitos desde o pré-escolar até ao 12.º ano e o fornecimento de refeições, lanches e fruta; atividades lúdicas e desportivas gratuitas; comparticipação de medicamentos e apoio psicológico e social a pessoas em situação de carência económica, assim como campanhas de apoio à esterilização de cães e gatos de companhia, isentando os seus tutores do pagamento destes serviços.

O galardão de Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2021 vem reforçar e consolidar o reconhecimento de Arganil como um dos municípios com melhor qualidade de vida do país, recentemente anunciado pela Marktest, que se dedica à análise do desempenho dos 308 concelhos portugueses. Neste estudo, Arganil ocupa a 30.ª posição a nível nacional, 18 lugares mais à frente do que em 2020, enquanto que no território da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra surge no terceiro posto, o que se traduz numa subida de duas posições relativamente ao ano transato.