Arganil é novamente Município 100% Eco-Escolas e renova Bandeiras Verdes

Arganil renova o feito de ser um dos Municípios do país 100% Eco-Escolas, com taxa de implementação máxima do programa, igualando o número de estabelecimentos de ensino com o número de implementações deste programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Para além dos galardões Bandeira Verde atribuídos a cada uma das escolas, a EB1/JI de Arganil arrecadou ainda o 1º prémio pelo trabalho “Da Gota de óleo à Gota de Biodiesel – História Coletiva”, no âmbito da temática Biocombustíveis e Economia Circular e, em ex aequo com outras 2 escolas nacionais, o cartaz “Geração Verdão em Circulação”. A Escola EB1/JI de Pomares recebeu uma menção honrosa pela atividade “Poster Eco-Código”, tendo sido a mesma distinção dada à Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça mas pela atividades “Constrói o teu Depositrão – 1º Escalão”, atividade esta cujo 1º prémio do 3º Escalão foi atribuído à Escola Secundária de Arganil.

A sessão que vai certificar este compromisso e na qual são atribuídas as respetivas distinções, estava marcada para o dia 30 de outubro em Lisboa, no entanto, devido às restrições de circulação definidas pelo governo, foi adiada. Em data a confirmar em breve, de acordo com a atual situação pandémica por COVID-19, a cerimónia vai decorrer com algumas limitações, sendo também transmitida online através do Facebook, Youtube e Página da Associação Bandeira Azul da Europa.

Empenhadas e cumpridoras, todas as escolas do concelho e respetivos coordenadores de projeto estão de parabéns pois mostraram mais uma vez estar à altura do desafio.

Este é mais um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no concelho de Arganil, no âmbito da educação ambiental num esforço comum entre o Município, comunidade escolar e também junto da comunidade geral.

Relembra-se que esta iniciativa da ABAE pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, tendo como requisito para atribuição do galardão o cumprimento da metodologia implementada pela ABAE.