Município avança com requalificação do troço entre Sarzedo e Arganil

Estão em curso desde o passado dia 19 de outubro as obras de reabilitação da Rua Comendador Saúl Brandão, entre Arganil e a ponte do Sarzedo, numa extensão de aproximadamente 2,5km. A intervenção integra uma empreitada de valor superior a 300 mil euros e propõe-se a regularizar as deformações existentes no pavimento, melhorando as condições de circulação e segurança de uma estrada com um acentuado tráfego viário.

A primeira fase da obra inclui a fresagem do pavimento, seguindo-se a execução da rede de águas pluviais, a remodelação pontual de passeios e a repavimentação da plataforma da estrada, respeitando uma largura constante de 6m da faixa de rodagem. A intervenção contempla também a execução da sinalização horizontal, nomeadamente marcas rodoviárias transversais e longitudinais, contínuas e tracejadas, e pintura de passadeiras.

Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal, considera trata-se de uma intervenção “com especial relevância no território, por beneficiar uma estrada que funciona como porta de entrada no concelho”, já que faz ligação com o IC6, que serve, por sua vez, o IP3. “Estamos a criar melhores condições de acesso e mobilidade a residente e a todos os arganilenses, de uma forma geral, sem esquecer todos aqueles que têm em Arganil o seu local de trabalho e os muitos visitantes que procuram o nosso concelho em lazer”.

Esta via tem a particularidade, acrescenta o líder do executivo camarário, de ser uma estrada com proximidade à Zona Industrial da Relvinha, no Sarzedo, que está a ser alvo de uma expressiva intervenção de requalificação e ampliação, no valor de 5,5 milhões de euros. “Não só é a estrada do concelho que maior volume de tráfego regista diariamente, como constitui para as empresas ali instaladas e que venham a instalar-se na futura área de localização empresarial da Relvinha um acesso absolutamente privilegiado e primordial, concorrendo para ao progresso deste espaço de atividade económica”.

Além da requalificação da ligação Sarzedo-Arganil, a empreitada, com um prazo de execução de seis meses, prevê também reabilitação da Rua Alberto Moura Pinto e o acesso à EB1 de Arganil, bem como a estabilização de talude e muro de suporte no Chão do Adro, junto ao Parque Verde Urbano do Sub-Paço, também na sede do concelho.