Arganil promove a adaptação de espaços em caso de ondas de calor

O Município de Arganil está a proceder à adaptação de espaços públicos para acolher pessoas em caso de risco extremo de calor. O projeto foi alvo de uma candidatura ao Fundo Ambiental pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).

Esta adaptação de espaços surge da necessidade de promover o melhor conforto ambiental, especialmente à população mais vulnerável em casos de subida extrema de temperatura ou mesmo ondas de calor. De forma a planear a sua adequação, foram referenciados dois pavilhões para o efeito, nomeadamente o Pavilhão da Escola do 1º CEB de Arganil e o Pavilhão Desportivo de Sarzedo, tendo sido os mesmos contemplados para a implementação de sistemas de refrigeração portáteis, para a redução da temperatura existente no seu interior. Tendo em consideração as alterações climatéricas que se têm vindo a sentir nos últimos anos, pretende-se com estas medidas de adaptação e de implementação, ajudar a materializar o arrefecimento dos locais identificados em caso de necessidade.

No âmbito da mesma candidatura foi também abrangido pelas medidas do projeto a colocação de painéis solares fotovoltaicos, instalados na cobertura dos pavilhões, que produzirão energia renovável e por isso mesmo são uma opção ambientalmente mais responsável.

Os locais escolhidos são espaços considerados os mais aptos e adequados para acolher a população em caso de necessidade, nomeadamente ao nível da sua localização, da área útil e das infraestruturas de apoio internas.