Galeria hidráulica que atravessa as principais avenidas da vila de Arganil será alvo de intervenção

A Câmara Municipal de Arganil informou, em conferência de imprensa, realizada no dia 25 de fevereiro, que mandou executar uma vistoria à galeria hidráulica que atravessa as Avenidas José Augusto de Carvalho, Bombeiros Voluntários Argus e Forças Armadas, principais artérias do fluxo rodoviário da vila de Arganil, que evidenciou a existência de algumas anomalias preocupantes, ao nível da degradação do betão, oxidação das armaduras de ferro, fissuração e infiltração.

As situações mais evidentes e críticas situam-se no troço entre a rotunda da Fonte de Amandos e os Paços do Concelho e, mais abaixo, entre o edifício dos Bombeiros Voluntários Argus e o edifício que alberga neste momento a Loja da Rotunda. Abaixo do edifício da Biblioteca Municipal Miguel Torga, em resultado de um desvio da ribeira, foram também identificados alguns problemas significativos ao nível de estabilidade.

Com base nas fragilidades identificadas, Luís Paulo Costa transmitiu as decisões assumidas na última reunião de câmara, tendo ficado deliberado, por questões de segurança, o condicionamento de trânsito a veículos pesados nas respetivas avenidas.

Neste momento, o Município de Arganil e o Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (ITECONS) da Universidade de Coimbra estão a avaliar as melhores soluções exequíveis, quer do ponto de vista técnico quer financeiro, para repor rapidamente todas as condições de segurança, não desconsiderando e tentando minimizar os constrangimentos rodoviários que os trabalhos naturalmente possam provocar.

À população, o Município de Arganil informa que as debilidades encontradas na galeria hidráulica que atravessa estas avenidas, não colocam em risco eminente os transeuntes sendo que, por uma questão de prevenção de danos maiores e antes de se proceder à intervenção, apenas será proibido o trânsito a veículos pesados.

Apresentação