Arganil recebe nova ferramenta de gestão do território no âmbito do projeto solidário “Oeiras30Mais”

• projeto solidario

• LPC Oeiras30mais

• LPC

O Município de Arganil foi contemplado com uma nova ferramenta de gestão do território, no âmbito do projeto Oeiras30Mais, promovido pela Câmara Municipal de Oeiras, como medida de solidariedade e de cooperação para com os Municípios mais afetados pelos incêndios de outubro de 2017.

O kit solidário foi entregue ao Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, pelas mãos do presidente do Município de Oeiras, Isaltino Morais, e do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, durante a cerimónia de apresentação do projeto, que decorreu nesta terça-feira, 9 de abril, no Auditório da Fundação para Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra.

O projeto solidário Oeiras30Mais, orçado em mais de 450 mil euros e operacionalizado pela Municípia – Empresa de Cartografia e Sistemas de Informação, englobou a recolha de imagens aéreas dos municípios com mais de 20% do território ardido, a criação de ortofotomapas, bem como a disponibilização de uma plataforma informática (Geoportal) de apoio ao planeamento. Através da plataforma Oeiras30Mais (https://oeiras30mais.municipia.pt) é possível consultar a informação geográfica relativa à cobertura de ortofotos de 2018.

Consciente da elevada importância que as ferramentas de gestão do ordenamento e planeamento assumem na busca pela pretendida coesão territorial, assim como no conhecimento do terreno e, consequentemente, na prevenção de vidas e território, o Município de Arganil congratula e expressa o mais sentido reconhecimento pela louvável iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Oeiras.

Consulte aqui a apresentação do projeto Oeiras30Mais.