Arganil regista em 2019 maior volume de investimento de sempre

• Evolução da despesa

• Evolução da dívida orçamental

• Prazo médio de pagamento

O ano de 2019 fica marcado pela concretização do maior volume de investimento de sempre no concelho de Arganil (num único ano). Contas feitas, foram investidos mais de 19 milhões de euros em áreas tão preponderantes como a educação; a reabilitação do espaço público e da rede viária concelhia; o abastecimento de água, saneamento de águas residuais e resíduos sólidos urbanos; o património e a cultura; o desporto, lazer e recreio e, decididamente, o desenvolvimento económico. A este respeito, merece destaque o sólido e decisivo investimento na requalificação e ampliação da área de localização empresarial da Relvinha, que criará condições para fixar a atrair empresas para o concelho.

O documento de Prestação de Contas de 2019, que demonstra esta forte e clara aposta da Câmara Municipal no crescimento sustentado do concelho, na valorização do território e na qualidade de vida das famílias arganilenses, foi aprovado por maioria na última Assembleia Municipal.

Além do assinalável nível de execução orçamental que permitiu que os munícipes de Arganil beneficiassem de um volume tão expressivo de intervenções, destacam-se nas contas colocadas à apreciação da Assembleia Municipal outros dois indicadores muito significativos. Um deles diz respeito ao valor da dívida registada em 2019, o mais baixo desde que há registos contabilísticos fiáveis; o outro, ao cumprimento dos compromissos num prazo médio de 8 dias, permitindo que o Município de Arganil continue a ostentar o selo “Pagamento Pontual”, atribuído pela ACEGE.

Saem reforçadas e consolidadas a imagem de parceiro confiável e a saúde financeira da autarquia de Arganil, em virtude da eficiência na aplicação dos recursos públicos e da gestão rigorosa, séria e transparente concretizada pelo executivo do PSD, liderado por Luís Paulo Costa.

O nível de concretização atingido em 2019 foi determinante para que Arganil se continue a afirmar como um concelho cada vez melhor para viver, investir e visitar. O plano do Município passa por continuar a trabalhar empenhadamente para que o mandato de 2017 – 2021 fique na história como sendo aquele em que o concelho de Arganil beneficiará de um volume de investimento público sem paralelo.