Arganil soma 12 anos consecutivos de pagamentos a tempo e horas
O Município de Arganil renova, neste início de 2026, a distinção com o diploma «Compromisso Pagamento Pontual», assinalando 12 anos consecutivos de cumprimento atempado das suas obrigações financeiras. Este reconhecimento confirma um percurso consistente de rigor e responsabilidade na gestão financeira municipal.
Arganil foi, em 2015, o primeiro município português a aderir formalmente a este programa, promovido pela ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores. Desde então, o Município tem mantido uma política de pagamentos dentro dos prazos acordados com os seus fornecedores, reforçando a confiança com empresas, instituições e parceiros.
Para o presidente da Câmara Municipal de Arganil, esta nova distinção traduz o reconhecimento de uma opção estratégica assumida de forma clara e continuada pela autarquia. “São doze anos de uma responsabilidade que assumimos com seriedade, exigência e coerência”. Luís Paulo Costa sublinha que esta linha de atuação assenta no princípio de “só executar despesa quando existem meios financeiros para a pagar”.
Em causa está a responsabilidade acrescida das entidades públicas no relacionamento com o tecido empresarial, frisando que o cumprimento pontual dos pagamentos tem reflexos diretos na economia local. “Pagar a tempo e horas significa permitir que as empresas tenham liquidez para funcionar, investir e criar emprego no nosso concelho e na região. Este equilíbrio é fundamental para uma economia mais resiliente e sustentável”, refere.
Este compromisso continuado com uma gestão financeira responsável reforça a credibilidade do Município de Arganil junto dos seus parceiros e assume-se, simultaneamente, como um exemplo de boas práticas na administração pública, com impacto positivo na estabilidade e no desenvolvimento económico, a nível local e nacional.
O Compromisso Pagamento Pontual é promovido pela ACEGE, CIP, IAPMEI, APIFARMA e Ordem dos Contabilistas Certificados.







