Arganil vence primeiro prémio no Planetiers World Gathering com o projeto PPRUVA

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, acaba de subir ao palco do  maior evento do mundo de inovação sustentável, montado na Altice Arena, em Lisboa, para receber o primeiro prémio dos Planetiers Awards 2020, atribuído ao Sistema de Recolha Seletiva Porta-a-Porta de Resíduos Urbanos Valorizáveis em Arganil – PPRUVA.

O júri do Planetiers World Gathering, assim se chama este evento internacional inteiramente dedicado à sustentabilidade da vida no planeta, não teve dúvidas quanto ao mérito e ao impacto positivo do PPRUVA na sensibilização da comunidade arganilense para a importância da reciclagem e para a necessidade de uma participação ativa na valorização de resíduos e na inclusão social, distinguindo-o como o projeto mais inovador, social e ambientalmente responsável na categoria “Cidades, Vilas e Municipalidades”.

“Não podíamos estar mais satisfeitos e orgulhosos por ver premiado o PPRUVA num evento com esta dimensão”, começa por confessar Luís Paulo Costa. “Sabemos da importância e do impacto que o projeto tem em Arganil, pela boa recetividade por parte das pessoas, empresas e comércio desde que foi implementado, mas é profundamente gratificante e compensador perceber que pessoas verdadeiramente entendidas em matéria de sustentabilidade lhe reconhecem mérito”.

Para o líder do executivo camarário, é sinal de que “o trabalho feito pela autarquia para melhorar a vida dos munícipes sem sacrificar o ambiente está a ser bem feito e tem pernas para andar”. Esta distinção, que resulta da candidatura apresentada pelo Município de Arganil, “tem de ser partilhada, em particular, com a APPACDM de Arganil e os seus utentes, que colaboram desde a primeira hora neste projeto, através da recolha dos resíduos e no seu encaminhamento para a valorização, bem como com a ERSUC, parceiro estratégico na implementação deste projeto”, reconheceu o presidente da Câmara, considerando que esta vertente de inclusão solidária “torna o projeto verdadeiramente diferenciador, inovador e pioneiro”.

A sessão de entrega dos prémios do Planetiers World Gathering marcou o encerramento do evento que transformou o Parque das Nações no ponto de encontro do futuro, entre 22 e 23 de outubro. A iniciativa contou com um total de 10 mil participantes de 50 países para debater os desafios da sustentabilidade a nível mundial, concretamente soluções de longo prazo para garantir a proteção do meio ambiente e das condições sociais.

Assista ao vídeo que fez parte da candidatura apresentada pelo Município de Arganil ao Planetiers Awards 2020:



Artigos Relacionados