Arganil volta a ser um Município 100% Eco Escolas

• Eco Escolas 2019

Arganil é um dos Municípios do país com taxa de implementação máxima do programa Eco-Escolas, igualando o número de estabelecimentos de ensino com o número de implementações deste programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

O Dia das Bandeiras Verdes 2019, evento no qual são atribuídos os galardões “Bandeira Verde” às escolas, decorreu este ano no Pavilhão Multiusos de Guimarães, no dia 18 de outubro e reuniu mais de cinco mil crianças de todo o país.

A iniciativa que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, tem como requisito para atribuição de galardão o cumprimento da metodologia dos 7 passos que consiste na criação de um conselho Eco-Escolas; na realização de uma auditoria ambiental e de um plano de ação; na realização de trabalho curricular, de monitorização e avaliação; no envolvimento da comunidade e desenvolvimento de um Eco-Código. Empenhadas e cumpridoras, todas as escolas do concelho e respetivos coordenadores de projeto, mostraram mais uma vez estar à altura do desafio, levando consigo o galardão que o comprova.

Em representação da Câmara Municipal de Arganil na cerimónia, o Vereador da Educação, Luís Almeida, revelou-se visivelmente satisfeito com a distinção atribuída a todas as escolas do concelho, “refletindo o empenho e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos alunos, professores e técnicos na implementação do projeto, que coloca o ambiente na ordem do dia e prepara as nossas crianças para os desafios futuros na construção de um concelho ainda mais verde e sustentável”.

Para além do galardão Bandeira Verde, a Escola Básica do 1º Ciclo de Arganil, arrecadou ainda um prémio e uma menção honrosa para os trabalhos apresentados no âmbito dos desafios 2018/2019 lançados pela ABAE. O trabalho “Brigada da Cantina” trouxe consigo um justo 1º prémio e o “Painel dos Alimentos” – da mesma escola, uma merecida menção honrosa.

Este é mais um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no concelho de Arganil, no âmbito da educação ambiental e que envolve esforços não só do Município, como das escolas e da comunidade.