Presidente da Câmara com expectativas altas para o regresso do rally a Arganil

• Pc Mealhada; Pc Lousã; Pc Góis; Pc Arganil
  • Pc Góis; Presidente Tc; Pc Arganil
  • Mário Martins Da Silva E Carlos Barbosa

O rally chega mais cedo à região Centro este ano. Entre 11 e 14 de maio, o WRC Vodafone Rally de Portugal faz-se à estrada e tem passagem garantida pelos concelhos de Arganil, Góis, Lousã e Mortágua, no segundo dia da prova, sexta-feira. A aguardar com expectativa o regresso da competição a alguns dos mais belos troços serranos estão os autarcas da região Centro de Portugal, que celebraram recentemente o contrato-programa de desenvolvimento desportivo com o Automóvel Club de Portugal e o Turismo Centro Portugal, materializando a união de esforços que permitiu a realização da prova em 2022.

“O rally representa a maior e melhor oportunidade para continuarmos a projetar o nosso concelho nacional e internacionalmente, e contamos com uma nova enchente este ano, depois do sucesso do ano passado”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, evidenciando a importância que o evento tem na afirmação e desenvolvimento económico não só de Arganil como de toda a região.

A forte projeção turística e o grande peso económico que a prova tem nos concelhos abrangidos é comprovado pelo impacto recorde que a competição gerou na economia nacional em 2022, superior a 153,7M€, mais 12,5M€ (8,9%) face à edição de 2019 (antes da pandemia). A conclusão é do estudo elaborado pelo Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) – Universidade do Algarve, que avalia anualmente o impacto económico do evento do Automóvel Club de Portugal.

Para Carlos Barbosa, presidente do ACP, os números expressivos falam por si. “Acima de tudo, é o reconhecimento da qualidade da nossa organização e da paixão dos portugueses pelo desporto automóvel e pelos ralis em Portugal, que este ano se traduziu num impacto de 153 milhões de euros para a economia nacional”.

No conjunto dos impactos, o WRC Vodafone Rally de Portugal 2022 fez crescer as dinâmicas económicas existentes nas edições pré-pandemia Covid-19, de acordo com o estudo da Universidade do Algarve. Esta perspetiva agregada do contributo da prova para a economia do turismo nacional é de todo assinalável e acredita-se que é inigualável por nenhum outro evento desportivo e/ou turístico regularmente organizado em território nacional, refere o estudo.

O presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal considera que o rally é um “evento-âncora” para a região Centro de Portugal, atraindo todos os anos milhares de visitantes nacionais e estrangeiros. “O retorno económico para os territórios que atravessa é muito importante e, desta forma, constitui um poderoso instrumento de combate às assimetrias regionais”, refere Pedro Machado, destacando “a grande notoriedade internacional gerada para a região, que se afirma cada vez mais como destino privilegiado para os adeptos de todos os desportos.”