Município de Arganil vai requalificar Centro de Recolha Oficial de Animais

• Cro Arganil
  • Cro 1

O Município de Arganil garantiu o financiamento para a requalificação e modernização do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia. O concurso público será lançado ao mercado a curto prazo e prevê-se que a obra fiquei concluída no final do terceiro trimestre deste ano. A intervenção envolve um investimento de aproximadamente 70 mil euros e conta com o financiamento do Instituto de Conservação das Natureza e das Florestas (ICNF) de cerca de 25 mil euros.

Com um prazo de execução de seis meses, a obra destina-se a promover o bem-estar dos animais alojados, contribuindo para reforçar o trabalho de combate ao abandono, de promoção da adoção e de controlo dos animais errantes. Estão previstas a requalificação das instalações destinadas ao acolhimento dos animais e a criação de uma sala de maternidade e de uma sala de esterilização e recobro.

Através da remodelação das infraestruturas atuais, o Município de Arganil está a dar resposta a uma necessidade com a qual se deparava há vários anos, melhorando as condições de habitabilidade, de assistência e higiene dos animais acolhidos. “Vamos dotar o centro de recolha animal de meios e recursos de que Arganil não dispõe atualmente e que são fundamentais para fortalecer o trabalho que temos vindo a desenvolver”, refere o presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, destacando a criação do bloco cirúrgico para esterilização de cães e gatos.

Campanhas gratuitas esterilizam mais de 1300 animais

Nos últimos quatro anos, o Município de Arganil promoveu uma campanha gratuita de esterilização por ano, “apoiando e incentivando os tutores a realizar sem custos esta cirurgia, que fica muitas vezes para segundo plano pelos custos que lhe estão associados”, frisa o presidente da autarquia. As esterilizações foram realizadas em Vila Nova de Poiares, “mas a intenção é que as próximas campanhas se possam já realizar no concelho, tornando ainda mais acessível este serviço”.

As quatro ações levadas a cabo desde 2019 permitiram esterilizar mais de 1300 animais, contribuindo para a redução das ninhadas indesejadas que acabam por provocar situações de abandono. Estavam incluídas nas campanhas, além da cirurgia, a instalação de chip, a vacina antirrábica, o boletim sanitário e o registo na base de dados da SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia). Paralelamente, foram promovidas pela autarquia, nos últimos quatro anos, 16 campanhas de adoção.

Luís Paulo Costa evidencia a importância do trabalho desenvolvido nos últimos anos no controlo das populações e dos animais abandonados, errantes ou vadios, mas reconhece que os problemas não ficam resolvidos por completo com um Centro de recolha renovado. “Este é um trabalho que tem de ser de todos”, alerta Luís Paulo Costa. “É preciso que as pessoas não abandonem os seus animais, que cuidem e zelem pela sua saúde, pois só desta forma é que seremos uma comunidade verdadeiramente amiga e cuidadora dos animais”.

Mais qualidade de vida e dignidade animal

Com capacidade para cerca de 60 cães e gatos, o Centro de Recolha Animal terá oito áreas distintas, que serão totalmente renovadas para garantir mais qualidade de vida e dignidade animal. A obra vai estruturar-se em quatro ações principais: a requalificação do edifício principal, onde se situam os canis e o gatil interiores; a requalificação de uma área existente para a criação de sala de maternidade; a requalificação de espaço para a criação de sala de esterilização e recobro, devidamente equipada para a realização das cirurgias, e, por último, a instalação de sistema de deteção de incêndios.