Piódão em processo de reclassificação para monumento nacional

A Aldeia Histórica do Piódão encontra-se em processo de reclassificação para monumento nacional. A Direcção-Geral do Património Cultural iniciou, no passado mês de dezembro, o procedimento de alteração da área classificada da aldeia e da sua reclassificação para conjunto de interesse nacional/monumento nacional.

O presidente da Câmara Municipal de Arganil enaltece o trabalho que tem sido feito na promoção e valorização do Piódão, única do distrito de Coimbra que integra a Rede das Aldeias Históricas de Portugal. “O processo de classificação é o culminar de um trabalho que tem vindo a ser concretizado no âmbito da rede das 12 Aldeias Históricas”, evidencia Luís Paulo Costa, sublinhando que o objetivo “é passarmos a ter as 12 aldeias com estatuto de monumento nacional ou superior”.

O processo em curso projeta a aldeia do Piódão para outro patamar, abrindo acesso a alguns fundos para intervenções que são necessárias fazer no conjunto monumental. Por outro lado, vai permitir disciplinar melhor as intervenções que acontecem no espaço privado e, naturalmente, a abertura para alguns mecanismos de intervenção, quer no património edificado privado quer no edificado público.

Para o presidente da Câmara, o estatuto de monumento nacional confere maior visibilidade, maior coerência e maior robustez ao trabalho que tem sido feito para valorizar o património no Piódão, considerada imóvel de interesse público desde 1978. “É uma imagem que temos vindo a passar e que queremos fortalecer”.

A Rede das Aldeias Históricas de Portugal é integradas pelas aldeias de Castelo Mendo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Piódão e Sortelha, as vilas de Almeida, Belmonte, Castelo Novo, Castelo Rodrigo e Monsanto e a cidade de Trancoso.

Requalificação do Largo e do Posto de Turismo

O Piódão foi recentemente alvo de um investimento de cerca de 930 mil euros, que contemplou a requalificação do Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira e a reabilitação do edifício do posto de turismo. A dupla intervenção permitiu melhor consideravelmente as condições de visitação dos espaços, nomeadamente retirar os carros do largo central, porta de entrada e sala de visita da aldeia.