Balanço do 1º ano do projeto PPRUVA – Sistema de Recolha Seletiva Porta-a-Porta de Resíduos Urbanos Valorizáveis em Arganil

O Sistema de Recolha Seletiva Porta-a-Porta de Resíduos Urbanos Valorizáveis em Arganil, designado por PPRUVA, teve início no primeiro semestre de 2020, primeiro junto do comércio do centro da vila de Arganil e, alargado posterior e gradualmente às famílias da vila, numa ótica de incentivo à redução de resíduos em aterro e consequente reciclagem através de uma recolha simplificada e otimizada dos resíduos recicláveis.

O Município de Arganil conta como parceiros deste projeto a ERSUC e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) – unidade funcional de Arganil, com quem já contava desde 2017 no âmbito do projeto Argus Recycling. Em ambos os projetos, Argusrecycling e PPRUVA, os utentes da APPACDM colaboram com o Município de Arganil e com a ERSUC na recolha dos resíduos e no seu encaminhamento para a valorização. Como contrapartida a ERSUC compensa monetariamente a APPACDM e os seus utentes pelos materiais recicláveis recolhidos. Esta colaboração tem por base não só a inclusão social de cidadãos com deficiência intelectual, como a sensibilização de toda a comunidade para a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar através da recolha de resíduos valorizáveis.

Findo o primeiro ano de implementação do projeto PPRUVA e, em forma de balanço, foram no ano de 2020 recolhidos e enviados para reciclagem um total de cerca de 5 toneladas de resíduos valorizáveis, num total de cerca de 250 aderentes, incluindo famílias e comércio. Estes dados permitem calcular um contributo monetário médio de 3 € por cada aderente ao projeto PPRUVA. Globalmente, no âmbito do PPRUVA e do Argusrecycling, a APPACDM e o Município de Arganil recolheram em 2020 mais de 165 toneladas de resíduos recicláveis, a que corresponde um total de 16907€ angariados para esta Associação.

Relembra-se que este projeto de recolha seletiva porta-a-porta de resíduos valorizáveis, é realizado através da cedência gratuita de contentores separativos: 2 contentores de 40L (amarelo e azul) por família e 2 contentores (amarelo e azul) de 140L, por entidade, obedecendo posteriormente a uma rota otimizada e predefinida de recolha, com recurso a veículos elétricos e cujas inscrições se mantêm abertas para novos aderentes.