• IMG_3628

• Bandeira Azul e Bandeira Qualidade de Ouro, hasteadas na Praia Fluvial de Piódão

• IMG_3607

Foi hasteada na Praia Fluvial do Piódão no passado dia 1 de Julho, a Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), bem como, a Bandeira Qualidade de Ouro, atribuída pela QUERCUS, abrindo assim a época balnear da praia desta Aldeia Histórica.

Tais galardões devem-se não só à qualidade superior da água, tendo por base a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, como, às caraterísticas da envolvente e à qualidade das infraestruturas de apoio e segurança.

Para hastear ambas as bandeiras estiveram presentes, o Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Eng.º Ricardo Pereira Alves, o Presidente da Junta de Freguesia de Piódão, Prof. Ricardo Pacheco e a Coordenadora Regional do Programa Bandeira Azul, Dra. Edmeia Silva, numa sessão que contou ainda com a presença de vários outros autarcas de concelhos do país que se encontravam de visita ao concelho de Arganil, no âmbito da rede Capacitar.

Mostrando-se particularmente satisfeito com esta atribuição, o Presidente da Junta, Ricardo Pacheco, referiu-se à atribuição como o reconhecimento da qualidade dos recursos naturais do concelho, neste caso, da qualidade da água. Edmeia Silva, representando a APA-ARH Centro, mostrou igualmente o seu contentamento por hastear a Bandeira Azul em mais um município de Portugal, assegurando que a Praia Fluvial do Piódão cumpre os 30 critérios definidos pela Associação.

A finalizar as intervenções, o Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Ricardo Pereira Alves, enalteceu a presença dos presidentes de Câmara e, satisfeito, mostrou o seu contentamento pelo facto de o concelho de Arganil, pela primeira vez, receber uma Bandeira Azul, especialmente nesta praia fluvial. Referiu ainda que, a par destas atribuições, o concelho ficou ainda enriquecido com a atribuição de Bandeira Qualidade de Ouro a esta mesma praia e à Praia da Cascalheira em Secarias, bem como, com a atribuição da Bandeira de Praia Acessível, à Praia Fluvial de Pomares. Nas palavras de Ricardo Pereira Alves, o Piódão afirma-se assim não apenas pela sua singularidade e monumentalidade, mas também, pelas excelentes condições que pode oferecer na época balnear.

A Praia Fluvial de Piódão encontra-se assim em pleno funcionamento, estando vigiada por nadador salvador todos os dias, entre as 12h00 e as 17h00.