Bombeiros Voluntários de Coja cedem coleção de “A Comarca de Arganil” à Câmara Municipal de Arganil

IMG_1340

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coja cedeu, através de contrato de comodato, à Câmara Municipal de Arganil, uma coleção encadernada do jornal “A Comarca de Arganil”, constituída por 23 volumes, compreendida entre os números 5498 e 8879 e respeitantes ao período de anos entre 1963 e 1985.

A assinatura do contrato que efetivou esta cedência decorreu no passado dia 27 de maio, na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, em Coja.

Os volumes cedidos, após a subscrição pelos representantes Eng.º Ricardo Pereira Alves, Presidente da Câmara Municipal de Arganil e Jorge Matos Silva, pelos Bombeiros Voluntários de Coja, foram colocados em exposição na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho e ali permanecerão para fins culturais, científicos, conhecimento e divulgação do património concelhio.

A vereadora da cultura, Dr.ª. Paula Dinis, manifestou o seu profundo agradecimento pela gentileza da entrega de tão valiosa coleção, cedida inicialmente pela cojense Manuela Sinde Filipe aos Bombeiros de Coja, assegurando que esta Biblioteca reúne as condições de salvaguarda para tal coleção.

Jorge Matos Silva considerou esta cedência, em regime de comodato, um passo importante, uma vez que a Câmara Municipal, através da Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, dispõem de outros meios e condições para garantir uma acessibilidade fácil a todos aqueles que queiram consultar aquela coleção.

Manuela Sinde Filipe mostrou grande contentamento pela cedência dos volumes à Câmara Municipal de Arganil, que consequentemente serão expostos nesta Biblioteca, ao acesso de todos.

Ricardo Pereira Alves afirmou ainda que receber uma tão importante coleção deste cariz é motivo de grande honra e alegria, afirmando que está em causa um período histórico da Comarca de Arganil muito importante, a sua fundação.

Esta coleção de publicações vem assim reforçar, aumentar e enriquecer de forma muito significativa o acervo da Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, que agora se encontra acessível a quem quiser consultar esta que é também parte da história do concelho e das suas gentes.

IMG_1330