Município de Arganil recebeu o testemunho da Rota dos 20 – Eco Escolas

• Município de Arganil recebeu o testemunho da Rota dos 20 – Eco Escolas

O Município de Arganil recebeu no dia 24 de Maio, numa sessão que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença do Presidente da Câmara, Eng.º Ricardo Pereira Alves, da Diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Dr.ª Anabela Soares, um representante do Município de Vila Nova de Poiares, professores e alunos, o testemunho da “Rota dos 20 – Rota Eco-Escolas”, depois de este ter passado pelas escolas do concelho de Vila Nova de Poiares.

Tiveram a honra de receber este testemunho, as crianças e alunos do Jardim-de-Infância e da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Pomares, das mãos do Presidente da Câmara, que assim iniciarão o percurso envergando o pergaminho, a bandeira e o livro das escolas, que passarão pelas escolas do concelho e que terminará na Escola Secundária de Arganil, no dia 7 de junho, para posteriormente ser entregue à ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

Subordinada ao tema “Por uma Mobilidade Sustentável”, a “Rota dos 20 – Rota Eco-Escolas” é uma iniciativa da ABAE, que pretende assinalar os 20 anos das Eco-Escolas em Portugal e envolver as crianças e os jovens na criação de estratégias de intervenção na comunidade, identificando problemas e propondo as soluções com a finalidade de promover a mobilidade sustentável. Tem ainda como objetivo, sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva.

A Rota dos 20 conta com 4 distintos testemunhos sendo eles, o Pergaminho, que é sempre entregue ao Presidente da Câmara Municipal, o qual se comprometerá a analisar os compromissos e sugestões dadas pelos alunos, e a concretizar pelo menos uma delas; a Bandeira Eco-Escolas e o Livro das Escolas, que circulou por todas as escolas inscritas no programa Eco-Escolas e o Livro do Município, que se destina a recolher ideias, sugestões, compromissos e opiniões sobre o Programa Eco-Escolas e a sustentabilidade.