Câmara de Arganil recupera edifícios municipais destruídos pelo incêndio

• Antiga escola primária de Anceriz

• Antiga escola primária de Porto Silvado-Pomares

• Casa da Quinta Dr. Urbano – Benfeita

A Casa da Quinta Dr. Urbano, na Benfeita, e os edifícios das antigas escolas primárias de Porto Silvado, na freguesia de Pomares, e de Anceriz, na União de Freguesias de Vila Cova do Alva e Anceriz, danificadas pelas chamas que assolaram o concelho de Arganil em outubro de 2017, estão a ser alvo de um investimento de aproximadamente 700 mil euros, comparticipado pelo Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE), em resultado da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Arganil.

Construída em 1873, a Quinta Dr. Urbano manteve o nome do seu antigo proprietário mesmo depois de ser adquirida pela Câmara Municipal de Arganil. Durante a década de 90, o edifício principal, conhecido como Casarão, serviu de sede aos escuteiros e, numa fase transitória, acolheu os alunos do jardim-de-infância e da escola primária da freguesia de Benfeita.

A intervenção em curso prevê a reposição das condições de funcionalidade, preservando as características próprias do lugar. “O empenho da autarquia passa por reabilitar esta propriedade, sem que se perca a identidade e essência do conjunto arquitetónico da Quinta Dr. Urbano, assim como o carácter secular do edifício”, refere Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal, acrescentando que “manter as características dos edifícios foi também a preocupação da autarquia na reabilitação, recuperação e reconstrução dos edifícios escolares de Anceriz e de Porto Silvado”.

Para Luís Paulo Costa, o atraso registado na disponibilização das verbas do Fundo de Solidariedade da União Europeia, por parte do Governo, “em nada afetou a vontade do Município em continuar a transformar os obstáculos, nomeadamente os que resultaram do malfadado incêndio de 2017, em oportunidades”, dando “uma nova vida aos equipamentos municipais, rentabilizando-os e colocando-os à disposição da comunidade”.

Esta intervenção, destinada à recuperação daquelas três propriedades do Município de Arganil, faz parte de um expressivo investimento que o Município de Arganil tem previsto executar para colmatar os danos e prejuízos inventariados após os incêndios, contando, para isso, com a comparticipação do FSUE.