Praias Fluviais do concelho de Arganil acolhem atividades de educação ambiental

Neste verão, as praias fluviais do concelho de Arganil ganham ainda mais vida, acolhendo, até ao dia 22 de agosto, diversas atividades que prometem despertar a atenção dos mais novos para a preservação do meio ambiente.

Integrado no Plano de Atividades de Educação Ambiental do Município de Arganil, no âmbito da Bandeira Azul, e em parceria com a Águas do Centro Litoral (AdCL), as aventuras dirigidas ao público infantojuvenil tiveram início no passado dia 30 de julho, na Praia do Caneiro, em Coja, com as ações “Do Cano ao Mar, da Água vamos cuidar” e “Os Suspeitos do Costume – Do Rio ao Mar sem Lixo”.

Entre mergulhos e brincadeiras na areia, os jovens banhistas tiveram oportunidade de aprender mais sobre os efeitos das suas ações e gestos diários no meio ambiente. Uma das lições aprendidas que mais interesse suscitou entre os jovens participantes foi o “caminho” que o lixo toma quando atirado para a via pública, passeios e estradas: pode provocar a deterioração da diversidade da fauna e da flora ribeirinha, já que quando chove é encaminhado pelas águas pluviais para ribeiras, rios e mares.

Nem tudo o que vem à rede é peixe foi outra das grandes aprendizagens retidas, com o Jogo do Peixinho. Os pequenos curiosos ficaram a conhecer e a saber identificar as espécies autóctones da fauna ribeirinha da região onde se inserem, percebendo que os resíduos sólidos indevidamente rejeitados na via pública terão graves consequências para a qualidade dos rios.

As próximas aventuras ambientais com a ação “Do Cano ao Mar, da Água vamos cuidar” vão realizar-se:

14 de agosto, às 11h00, na praia fluvial da Benfeita;
21 de agosto, às 14h00, na praia fluvial do Piódão;
22 de agosto, às 10h00, na praia fluvial de Secarias e às 14h00 na praia fluvial de Pomares.

Ainda integrado nesta ação e numa parceria com a AdCL e a ColorADD vai também realizar-se um rastreio de daltonismo:

21 de agosto, às 14h00, na praia fluvial do Piódão.