Campanha de esterilização: três centenas de animais esterilizados e nova campanha em breve

Seguindo as recomendações da Lei n.º 27/2016, de 23 de Agosto, que privilegia a esterilização como forma de controlo da população de animais errantes e, utilizando as verbas disponibilizadas pelo Despacho n.º 6615/2020, a Câmara Municipal de Arganil promoveu uma Campanha de Esterilização gratuita de animais de companhia, que decorreu entre 1 de agosto e 30 de setembro, como forma de promover não só a saúde pública como o bem-estar da população animal do concelho.

As intervenções cirúrgicas de esterilização ao abrigo desta campanha foram efetuadas no Centro de Atendimento Médico-Veterinário da região e registaram um total de 392 animais esterilizados, dos quais: 89 gatos; 172 gatas; 51 cães e 80 cadelas. De realçar ainda a esterilização de 261 gatos vadios/errantes, dos quais 172 fêmeas e 89 machos, que assim evitará o nascimento de várias ninhadas indesejadas.

Esta é a segunda campanha de esterilização gratuita realizada pela Câmara Municipal de Arganil e uma das oito a nível nacional que abrangeu todos os munícipes. Além do custo total das cirurgias a Câmara Municipal de Arganil responsabilizou-se ainda pela totalidade das despesas com a identificação eletrónica, a vacina antirrábica, o Boletim Sanitário e o registo obrigatório na base de dados SIAC. A anterior campanha de esterilização, no ano transato, registou um total de 322 animais esterilizados, o que totaliza nos dois anos 714 animais esterilizados, no concelho de Arganil.

A Câmara Municipal de Arganil agradece a elevada adesão à campanha por parte dos seus munícipes e a colaboração direta das Juntas e Uniões de Freguesia na divulgação da campanha e no auxílio prestado no encaminhamento dos formulários, anunciando que se encontra a preparar uma nova campanha de esterilização e ações de sensibilização relativa aos seus benefícios em animais não destinados à criação, a ter início em breve.