COVID-19: Conheça as regras que deve observar no cemitério municipal e nas celebrações da solenidade de Todos os Santos

Tendo em conta a Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020, de 14 de outubro, que declarou a situação de calamidade em todo o território nacional continental em virtude da evolução da pandemia da doença COVID-19 em Portugal, foram estabelecidas novas regras a observar na realização de funerais no cemitério municipal e a adotar por ocasião do Dia de Todos os Santos, exaradas no despacho GP/16/2020.

Deste modo, a partir do dia 19 de outubro as exéquias ficam reservadas a um máximo de trinta pessoas, devendo tratar-se dos familiares mais próximos, nomeadamente o cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins (número que exclui os colaboradores do município e das agências funerárias). Mantém-se a imposição da urna permanecer fechada, não sendo possível o contacto dos familiares com o corpo.

No que respeita, em especial, à celebração da solenidade de Todos os Santos, durante os dias 31 de outubro, 01 e 02 de novembro serão estabelecidos circuitos específicos de entrada e saída no cemitério que se encontrará com horário alargado durante o fim-de-semana (08:00 às 19:00 horas). A capacidade máxima do espaço, tendo em conta a sua área útil, fixa-se em 80 pessoas.

O Município de Arganil recomenda que se evite a deslocação ao cemitério nos horários considerados de maior afluência e que os cidadãos incluídos nos grupos mais vulneráveis optem por outros períodos para recordar os seus entes queridos que já partiram. Também a preparação e ornamentação das campas e jazigos deve realizar-se previamente e com recurso a utensílios próprios, de forma a permitir a redução da permanência no cemitério, que deve restringir-se ao estritamente necessário.

A todo o tempo, em ambas as circunstâncias, mantém-se a necessidade de observar as medidas de distanciamento social (mínimo de dois metros), higiene das mãos e etiqueta respiratória.

A autarquia lamenta qualquer dificuldade decorrente das medidas aqui explanadas, estando certa de que se encontra a trabalhar no sentido de garantir uma melhor proteção da saúde pública, minimizando possíveis riscos de contágio e propagação da COVID-19 no concelho.

Em virtude da evolução da pandemia, os procedimentos descritos poderão ser alvo de alterações a qualquer momento caso seja publicado pelo Governo diploma de conteúdo dissidente.

Despacho CEMITÉRIO MUNICIPAL / FUNERAIS / DIA DE TODOS OS SANTOS