Campeonato Nacional de Lutas Olímpicas decorreu em Coja

O Pavilhão da Casa do Povo de Coja foi palco, no passado mês de outubro, do regresso à atividade competitiva indoor de Lutas Olímpicas, após paragem devido à situação pandémica, com a realização conjunta do Campeonato Nacional Individual de Luta Livre-Olímpica, o Open Portugal Feminino e a 1ª Etapa do circuito “The Best Streets”. O Município de Arganil foi uma das entidades que apoiou este evento, para além da Casa do Povo de Coja, Associação Portuguesa de Kenpo e Artes de Combate que se encontra a introduzir a Luta Livre Olímpica no seu rol de modalidades e, a União de Freguesias de Coja e Barril de Alva

Outubro de 2021 marcou da melhor forma o reatar do quadro competitivo nacional da modalidade, com um evento muito participado, mesmo após a paragem de ano e meio, com atletas bem preparados e sobretudo satisfeitos de poder voltar ao ringue. Ainda este ano durante os meses de Novembro e Dezembro, a FPLA levará a efeito competições de Luta Olímpica.

Em entrevista Pedro Silva, Presidente da Federação, afirmou que “para primeiro evento indoor, desde o início da pandemia, os níveis de participação e os níveis técnicos foram extremamente positivos. Não podemos esquecer que os clubes, atletas, treinadores e árbitros estiveram impedidos de competir e muitas vezes de treinar ao longo de ano e meio e conseguirem apresentar-se aqui em Côja, com este número e já com este nível, é muito encorajador e merece um enorme reconhecimento ao seu esforço, dedicação e resiliência.”

Paula Dinis, vice-presidente da Câmara Municipal de Arganil salientou a importância da realização deste tipo de iniciativas no concelho, neste caso um Campeonato Nacional, no sentido da oportunidade que é concedida aos jovens de conhecerem diferentes modalidades desportivas, para além das que já praticam, podendo eventualmente despertar-lhes a curiosidade e o gosto por praticá-las.