Canary

Canary in the mine: projeto desenvolvido em aldeias de Arganil vai estar em destaque no Festival of the New European Bauhaus

A segunda edição do Festival da Nova Bauhaus Europeia (The Festival of the New European Bauhaus) decorre este ano entre 9 e 13 de abril, em formato híbrido e pretende reunir pessoas de todas as áreas para debater e explorar os valores da New European Bauhaus – o belo, o novo e o sustentável.

O projeto “Canary in the Mine” desenvolvido em Arganil, vai ser apresentado em dois momentos: no dia 9 de abril na Sessão de Abertura do New European Bauhaus Festival 2024, presidida pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e também no dia 8 num evento satélite que será realizado nos Cepos.

Desta feita e sob o tema De-carbonize, De-climatize, De-colonize: Multi-disciplinary Design Innitiative in the Rural, Sílvia Benedito vai, pelas 16h00 abrir este evento, o qual contará com a presença do Presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, numa sessão também disponível em live stream. Entre outros subtemas relacionados, a sessão pretende dar uma visão e reflexão gerais acerca do projeto Canary in the Mine.

Para assistir em live stream, aceda, a partir das 16h00 do dia 8 de abril a: https://harvard.zoom.us/j/97124583361….

Recorde-se, que o projeto “Canary in the Mine”, resulta de um trabalho iniciado no concelho de Arganil em 2018, após os incêndios que o assolaram em 2017, desenvolvido numa parceria entre este Município e a Universidade de Harvard, através da professora e arquiteta paisagista Sílvia Benedito. O objetivo primordial do projeto, que deu posterior origem a um livro, assentava em desenvolver uma paisagem mais resiliente, eficiente e sustentável nas várias aldeias afetadas pelos fogos, aplicando uma teoria sobre como as variações climáticas e a absorção sensorial do espaço, tendo a arquitetura paisagista e o urbanismo como instrumentos de suporte, se podem interligar e ajudar as comunidades locais a viver melhor no mundo rural.

A universidade de Harvard regressaria mais tarde, em 2023, novamente pela mão de Silvia Benedito, para dar continuidade ao trabalho que em 2018 havia iniciado. Sob a sua orientação e, no âmbito da cadeira de projeto “Canary in the Mine”, duas alunas deste conceituado estabelecimento de ensino, centraram-se no desenvolvimento dos temas “solo” e “água”, enquanto elementos fundamentais para a adaptação às alterações climáticas e para a identidade da paisagem tradicional.