Projeto «Canário na Mina» ganha projeção internacional no Festival do Novo Bauhaus Europeu

• Canário Na Mina
  • Canário Na Mina2
  • Canário Na Mina3
  • Canário Na Mina4
  • Canário Na Mina5
  • Canário Na Mina6
  • Canário Na Mina7

O projeto «Canário na Mina» esteve no centro das atenções da Europa nos dias 8 e 9 de abril, durante o Festival do Novo Bauhaus Europeu. Este evento, realizado em Bruxelas e transmitido em direto para o todo o mundo, ofereceu uma plataforma global para promover e dar a conhecer os esforços e os resultados conquistados pelo projeto desenvolvido em Arganil pela Universidade de Harvard e pelo Município.

A partir de Cepos, Sílvia Benedito, docente de Harvard e principal impulsionadora do projeto, e Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal, participaram na sessão de apresentação do Festival, dando a conhecer as motivações e o impacto deste projeto que surgiu após os devastadores incêndios de 2017, com o intuito de enfrentar os desafios e explorar as potencialidades dos territórios rurais e das suas comunidades.

“A nossa prioridade é utilizar a arquitetura paisagística, a revitalização económica e o pensamento inovador para desenvolver estratégias espaciais sustentáveis e resilientes, trabalhando em colaboração com as comunidades e os agentes locais”, explicou Sílvia Benedito.

O projeto «Canário na Mina» é um laboratório de co-pensamento e co-criação, que combinam o conhecimento ecológico tradicional e as práticas regenerativas para fins multioperacionais. Na degradação climática de hoje, “a questão não é ‘se’, mas ‘como’ antecipamos e como nos adaptamos a períodos de seca mais longos, aos incêndios, perturbações ecológicas e ao aumento dos movimentos sociais”, sublinhou a docente de Harvard.

Neste contexto de antecipação e combate às consequências das alterações climáticas, a apresentação do projeto contou com a participação especial da cabra bebé “Matilda”, representante de uma nova geração de cabras para limpeza florestal em Arganil.

“O projeto «Canário na Mina» levou-nos a adotar uma abordagem integrada, evidenciando também o papel de outros aliados nesta missão, como os herbívoros, que ajudam a manter as cargas de combustível reduzidas destas paisagens ecológicas, protegendo a população local contra incêndios florestais ou fornecendo-nos leite para a economia do queijo na região”, apontou Sílvia Benedito.

Assista à sessão de apresentação do projeto: https://voda.akamaized.net/europa/20240409/

No evento satélite, realizado no formato de mesa-redonda, o projeto “Canary In The Mine” esteve em destaque sob a perspetiva De-carbonize, De-climatize, De-colonize: Multi-disciplinary Design Innitiative in the Rural. Em debate estiveram a gestão ambiental, revitalização rural, biodiversidade e participação comunitária.

Além de Sílvia Benedito e Luís Paulo Costa, participaram no evento a investigadora Sílvia Martins e os representantes das entidades parceiras do projeto: Instituto Politécnico de Coimbra, União das Freguesias de Cepos e Teixeira e as Juntas de Freguesias de Arganil e Benfeita.

A participação conjunta destas entidades evidencia o compromisso coletivo com a revitalização de territórios de baixa densidade, assim como a procura por soluções inovadoras e sustentáveis.

Recorde-se que o projeto desenvolvido pela Graduate School of Design da Universidade de Harvard, através de Sílvia Benedito, teve início em 2018, com o objetivo de desenvolver soluções que aumentem a resiliência da paisagem no território, em particular nas várias aldeias afetadas pelos fogos de 2017.