Esterilizações

Mais de 300 animais vão ser esterilizados com o apoio do Município de Arganil

Como forma de promover não só a saúde pública como o bem-estar da população animal do concelho, o Município de Arganil, levou a efeito, entre 1 e 31 de março, uma campanha de esterilização gratuita.

Dessa campanha resultou a inscrição de 311 animais, dos quais 143 já se encontram esterilizados e 168 a aguardar a cirurgia de esterilização.  Digno de realce é também a esterilização de várias gatas vadias/errantes nesta campanha, o que evitará o nascimento de inúmeras ninhadas indesejadas.

Os custos desta campanha, que seguiu as recomendações da Lei n.º 27/2016, de 23 de agosto, que privilegia a esterilização como forma de controlo da população de animais errantes, foram assumidos na totalidade pela autarquia, que se responsabilizou ainda pela despesa com a identificação eletrónica a vacina antirrábica, o Boletim Sanitário e o registo obrigatório na base de dados SIAC.

Contando mais uma vez com a colaboração direta das Juntas e Uniões de Freguesias na divulgação da campanha e no auxílio prestado no encaminhamento dos formulários, a Câmara Municipal de Arganil agradece a elevada adesão à campanha por parte dos seus munícipes.